Bicicletas compartilhadas já circulam em Nova York

Chega finalmente à famosa cidade norte-americana o programa de bikes públicas, que terá 6 mil veículos distribuídos por 333 estações, de Manhattan ao Brooklyn

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Fonte: AFP  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 27 de maio de 2013

Projeto Citi Bike, que começou a funcionar em NY

Projeto Citi Bike, que começou a funcionar em NY

créditos: Stan Honda/AFP Photo

 

Com dez meses de atraso em relação ao cronograma inicial, foi lançado nesta segunda-feira (27), em Nova York, o primeiro serviço de bicicletas compartilhadas da cidade norte-americana, o City Bike. O programa é similar aos já em funcionamento em outras partes do mundo, como em Paris, Montreal, Londres, Barcelona etc. E no Brasil, em cidades como Rio, São Paulo e Recife.   

 

O serviço começou a operar numa segunda-feira de feriado (Memorial Day), com ruas tranquilas que os ciclistas puderam aproveitar em toda a cidade.

 

Ao todo, estão disponíveis para empréstimo 6.000 "bicicletas urbanas" (citi bikes) azuis, distribuídas em 333 estações, de Manhattan ao Brooklyn. A perspectiva é que fossem 10.000 'bikes' em 600 estações, o que não ocorreu.

 

Catorze mil pessoas já fizeram a assinatura anual do serviço, ao preço de US$ 103 antes do lançamento do programa, entre eles um dos primeiros usuários, Alex Nash, que estava contente por ter chegado à Union Square com a primeira bicicleta do programa às 8H30 da manhã. "Tive alguns problemas em voltar a colocá-la no terminal, mas fora isso é muito fácil", relatou. O jovem, que é técnico em informática, disse estar decidido a usar as magrelas para seus deslocamentos por Manhattan.

 

Não dá para agradar a todos

Embora divulgada como um sistema capaz de transformar os hábitos de circulação e até a paisagem urbana da cidade, a iniciativa não foi bem aceita por todos. Entre estes, há os descontentes com as vagas de estacionamento que darão lugar às estações. Há também quem não tenha apreciado os terminais de bicicletas por considerá-los 'pouco estéticos'. Por fim, há os que não acreditam na possibilidade da convivência pacífica entre carros e 'bikes', alegando o trânsito nada tranquilo de NY.

 

Já para os muitos que apoiam a medida e estão dispostos a aderir às bikes, o serviço funionará da seguinte forma: o interessado adquire um tíquete para um dia, uma semana ou faz uma assinatura anual para trajetos limitados a 30 ou 45 minutos, pagando um adicional além deste período.

 

O programa em Nova York deveria ter sido lançado inicialmente em julho de 2012, mas foi adiado duas vezes, devido a problemas com o software, primeiramente, e depois pelas consequências da passagem do furacão Sandy, que alagou alguns equipamentos em outubro passado.

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