Foi lançada hoje, em Salvador, a licitação para obras de conclusão e expansão do metrô na região metropolitana da capital baiana. A solenidade teve a presença do governador Jaques Wagner e dos prefeitos ACM Neto (Salvador) e Márcio Paiva (Lauro de Freitas).
Leilão para definir a operadora do sistema será realizado a partir do dia 15 de julho na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), e no dia 30 do mesmo mês, será publicada a proposta vencedora. A assinatura do contrato deverá ocorrer em setembro e o início das obras a partir de outubro.
O vencedor terá 180 dias para apresentar um projeto de extensão da Linha 1, ligando Pirajá até Cajazeiras. Também está previsto no edital a finalização da Linha 1 (trecho Acesso Norte – Pirajá), a construção da Linha 2 (Bonocô – Lauro de Freitas) e operação de todo o sistema metroviário.
A obra será realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), com investimento de mais de R$ 4 bilhões. A previsão é que o primeiro trecho da Linha 1 seja concluído até a Copa de 2014, e o segundo até dezembro do mesmo ano.
Outras obras
A construção da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, que recebeu R$ 480 milhões, deve ser concluída em agosto próximo e ainda este ano devem ser licitados dois corredores ligando a orla atlântica e a Baía de Todos-os-Santos - com valor total de R$ 1 bilhão.
Completam a conta obras de menor volume de recursos, como os viadutos do Imbuí, por R$ 70 milhões, a duplicação da Pinto de Aguiar, por R$ 67 milhões, e as "alças" ligando a av. Luís Eduardo Magalhães, que deverão custar R$ 9 milhões.
Transporte público
Para o coordenador de Planejamento de Transporte da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), Chico Ulisses, a sintonia entre o município e o Estado será fundamental para o sistema de transporte. "O Estado está se incumbindo das obras de infraestrutura, que demandam o volume de recursos intensivo, e permite que o município se concentre na gestão do sistema, que é tão importante quanto as obras", diz Ulisses.
Segundo ele, até pouco tempo não havia sintonia entre o que era pensado em termos de mobilidade pelo Estado e o município. "Hoje trabalhamos para construir uma proposta de mobilidade que é metropolitana e multimodal", diz. A estimativa da Semut é de poder apresentar ainda este ano a licitação do novo sistema de ônibus.
Principais obras de mobilidade urbana
Metrô
O projeto é completar a linha 1, entre a Lapa e a Estação Pirajá, e interligar o trecho à linha 2, que vai do aeroporto até o Bonocô. Em 180 dias, a empresa vencedora vai indicar se existe demanda para estender a linha de Pirajá até Cajazeiras. Prazo da obra: 3 anos. Investimento de R$ 3,9 bilhões.
Corredor I
A avenida Gal Costa será duplicada e ligada às avenidas Suburbana e Pinto de Aguiar. Prazo: 2 anos. Investimento: R$ 500 milhões.
Corredor II
Avenida Orlando Gomes será duplicada e ligada à futura av.29 de Março, que ligará Cajazeiras à Paralela. Prazo 2 anos. Investimento de R$ 500 milhões
Via Expressa
Ligação entre a BR-324 e o Porto de Salvador. Compreende conjunto de viadutos na região da Rótula do Abacaxi. Prazo: agosto de 2013. Investimento: R$ 480 milhões
Luís Eduardo de Magalhães
Avenida vai receber duas alças ligando-a à BR-324. Prazo: dezembro de 2013. Investimento: R$ 9 milhões
Imbuí
Dois viadutos e vias marginais à av. da Paralela. Prazo abril de 2014. Investimento: R$ 70 milhões
Leia também:
Imprudência de motoristas e pedestres causa mortes em Salvador
Governo garante metrô rodando em Salvador durante a Copa de 2014
Câmara de Salvador discute projeto Cidade Bicicleta