"Não existe cidade no mundo tão automobilizada do que São Paulo". Foi assim, pela conclusão, que o professor Jaime Oliva, doutor em geografia urbana pela Universidade de São Paulo e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), começou sua entrevista para o programa na internet Urban View (da rede Urban Systems), no último dia 7 de maio.
Na opinião do especialista, o problema do trânsito da capital paulista é tanto maior quanto ainda envolve sérias distorções. Diz Oliva: "Dos milhões de veículos que circulam na área metropolitana, a maior parte se concentra no 'núcleo denso' da cidade, que é onde se fixa a população com maior renda - e portanto com maior capacidade de ter carro particular. Além disso, é a área da cidade que mais dispõe de transporte coletivo. Mesmo assim, a frota de automóveis só aumenta".
Para saber mais, assista ao programa com o tema "São Paulo: é possível harmonizar a cidade do pedestre e a cidade do automóvel?" acessando o site do Urban View no Urbam Systems televisão.