Veja novas imagens dos vagões do VLT de Cuiabá

Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo divulgou fotos dos novos vagões do Veículo Leve Sobre Trilhos, em teste na Espanha. Veja a galeria de fotos do Mobilize

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Fonte: O Documento  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 22 de maio de 2013

VLTs estão sendo fabricados na cidade de Zaragoza

VLTs em produção na cidade de Zaragoza

créditos: Secopa MT/ Divulgação

 

Dois vagões já estão em fase de testes na cidade espanhola, informa o governo do Mato Grosso, por meio da Secopa - Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo. Eles devem ser embarcados para a capital matogrossense no final do mês, e tem previsão de chegada em agosto. Uma remessa dos trilhos do modal também será transportadas para Cuiabá junto com os vagões.

 

Além dos testes que vem sendo realizados, a empresa CAF Brasil Indústria e Comércio dá sequência a fabricação das 40 embarcações previstas para integrarem o pacote do VLT de Cuiabá. A previsão é de que até janeiro todos os vagões estejam em solo matogrossense para iniciar os testes nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande a partir de março.

 

Paralelo a fabricação dos vagões na Espanha, o Consórcio VLT Cuiabá segue com as obras relacionadas ao modal nas duas maiores cidades de Mato Grosso. Estão em andamentos obras de trincheiras, viadutos, pontes e estudo de solo para passagem dos trilhos. Ao todo, serão 12 obras de arte no trajeto do VLT.

 

A previsão é de que em março os trilhos já estejam rodando em Cuiabá e Várzea Grande para testes. Em junho, época da Copa do Mundo, o modal estará funcionando a todo vapor.

 

Trajeto

Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.

 

Na execução das obras, o consórcio será responsável pela edificação de obras de arte especial. Ao longo dos 22,2 km de trajeto do VLT, serão edificados cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes.

 

Características do VLT 

- Velocidade de operação: 60 km/h 
- Operação contínua de até 20 horas por dia; 
- Umidade relativa do ar variando entre 10 a 95%. 
- Veículos bidirecionais com cabine de condução em ambas as extremidades; 
- Carga máxima de 400 pass/veiculo, à taxa de 6 pass/m² (veículo de aprox. 44 m); 
- Largura 2,40; 
-Contrato de fornecimento de 40 VLTs com 7 módulos; 
-Altura aproximada de 3,60 m.

 

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