Bauru (SP) deve investir R$ 700 mil na construção de novos trechos de ciclovia.
A bicicleta é uma forma de desafogar o trânsito e ainda auxilia na saúde dos ciclistas. Elas vêm ganhando espaço como meio de transporte. A cidade tem 21 km de ciclovias. Além disso, para evitar conflitos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou uma cartilha com os direitos e deveres dos ciclistas.
“A ciclovia segrega, coloca o ciclista em uma faixa e o carro em outra. Você diminui o conflito que existe. É difícil a gente falar que só o motorista não respeita. É que de fato são meios diferentes de locomoção e o carro às vezes tem ponto cego e acaba não vendo o ciclista. O ciclista se coloca às vezes como um estrangeiro no trânsito e não se faz usar das leis de trânsito. Não faz sinal, não respeita preferencial”, avisa o arquiteto da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdurb), João Felipe Lança.
Carros e bicicletas disputam espaço enquanto motoristas e ciclistas brigam pra ter razão. Para acabar com a discussão, a OAB lançou uma cartilha. As bicicletas são consideradas veículos não motorizados, mas os ciclistas devem respeitar todas as sinalizações de trânsito, como se estivessem dirigindo um carro.
Ciclistas, pedestres e motoristas devem respeitaruns aos outros (Foto: Reprodução TV TEM)
Quando estiver na rua, o ciclista deve permanecer no canto da pista, sempre trafegando no mesmo sentido dos demais veículos. E a calçada é só para os pedestres. Bicicleta, só se o passeio for largo, pouco movimentado e com sinalização adequada.
“De acordo com o Código de Trânsito, os maiores são responsáveis pela segurança dos menores. Então, os motoristas sempre têm que dar preferência aos ciclistas. E os ciclistas preferência aos pedestres. Essa é a hierarquia da segurança. Muito respeito, educação no trânsito. É assim que vamos conseguir reduzir os índices de acidentes no trânsito”, informa o tenente da Polícia Militar, José Sérgio de Souza.
Mas o contato das bicicletas com os carros e pedestres tem gerado acidentes. Neste fim de semana, um ciclista foi atropelado em Bauru no período noturno, na Avenida Castello Branco, na zona oeste da cidade. De acordo com a polícia, um carro foi fazer uma ultrapassagem e acabou atingindo a bicicleta. O ciclista teve ferimentos leves. No entanto, para evitar acidentes é preciso educação e responsabilidade de todos nas ruas.
As cicatrizes na perna e o uniforme rasgado de Agnaldo de Oliveira são consequências de um atropelamento. O estoquista estava pedalando à noite com dois amigos quando os três foram atingidos por um carro. “Geralmente é fatal. A gente teve sorte. Mas quando acontece em rodovias geralmente é fatal”, diz.
OAB lançou cartilha com os direitos e deveres dos ciclistas (Foto: Reprodução TV TEM)
Leia também: