Tinha que ser no Rio de Janeiro. A cidade brasileira mais conhecida no mundo é a sede nacional da campanha "Respeite, Um carro a Menos", para estimular a adoção da bicicleta como meio de transporte urbano. A ideia foi lançada por um grupo de cicloativistas, ou melhor, cicloamantes, que preferem viver a vida sobre as rodas de uma charmosa bicicleta.
O discurso da campanha é bem carioca, mas pode bem valer para Recife, Natal, Maceió, Florianópolis e até para São Paulo e Curitiba quando o tempo não estiver fechado: "Enquanto os carros percorrem as ruas do Rio com suas janelas fechadas, de vidros escuros, se escondendo do mundo, nós estamos a pedalar, sorrindo, respirando a vida, sob um cenário inigualável. A natureza carioca é a nossa companheira e dita o ritmo dos nossos dias", diz o texto de apresentação no site do movimento.
Agora, os comerciais ;-)
Para irradiar suas ideias o grupo criou curiosas plaquetas que podem ser afixadas em bikes, portas de casas e estabelecimentos comerciais.
As plaquetas são customizáveis diretamente pelo site da campanha, com os desenhos e cores de cada freguês. As placas são feitas com material reciclado nas medidas 17,5 cm x 20 e custam R$ 25,00, já incluindo o frete.
Gostou? Então participe e acesse www.respeiteumcarroamenos.com.br