Em Indaiatuba, cidade do interior paulista, o projeto Ecobike de incentivo ao uso de transporte por bicicleta alcançou a marca de 20 mil empréstimos, desde a sua criação em julho de 2012. O programa tem mais de nove mil usuários cadastrados e é patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil.
Todas as bicicletas são desenvolvidas com garrafas PET, material flexível que absorve pequenos impactos em terrenos irregulares. Segundo os organizadores da ação, os benefícios da bicicleta ecológica são muitos: o processo de desenvolvimento limpo, preço inferior à versão tradicional, ausência de ferrugem, eliminação de solda e pintura (o que reduz a extração de recursos naturais como minério de ferro e bauxita). Comparado ao convencional, o processo de produção das bicicletas também emite menos dióxido de carbono.
Cadastro
Para se cadastrar, o interessado deve ir a um dos postos de atendimento espalhados por regiões distintas da cidade: na Praça Dom Pedro II, na sede da Guarda Municipal e em frente à Prefeitura, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos fins de semana, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Nesse momento, o usuário é convidado a assistir um vídeo educativo e responder um breve questionário sobre o conteúdo apresentado no filme. O cumprimento dessa etapa é obrigatório para inclusão dos dados e liberação da bicicleta.
Os pontos para retirada e devolução são equipados com totens de autoatendimento, localizados nas mesmas estações onde são realizados os cadastros. Além disso, os usuários podem consultar a disponibilidade de bicicletas nas próprias estações.