Um esquema especial de transporte público foi criado para atender ao público que vai a Virada Cultural neste fim de semana. As seis linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e as cinco do metrô funcionarão 24 horas, além disso uma linha especial de ônibus será criada para levar as pessoas ao evento.
Ônibus
A SPTrans alterou o itinerário de 41 linhas de ônibus para a montagem e desmontagem de quatro palcos. As mudanças vão vigorar entre as 20h desta sexta-feira (17) e às 5h da próxima segunda-feira (20). Confira a lista das modificações aqui.
Uma linha especial também passará pelos quatro terminais de ônibus do centro em sentido circular. O veículo terá o letreiro “virada cultural” a partir do início do evento.
Para garantir que o público chegue a Virada Cultural, 44 linhas de ônibus estarão à disposição e outras 28 farão a integração com o sistema metroviário das 23h do sábado (17) até às 6h do domingo (18). Veja aqui as linhas que atenderão a Virada Cultural
Metrô
Os trens e estações do Metrô e da ViaQuatro, responsável pela linha 4 Amarela, vão operar de forma ininterrupta a partir das 4h40 do sábado (18) até a meia-noite do domingo (19).
Segundo o Metrô, todas as 64 estações metroviárias da cidade de São Paulo nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), 4- Amarela (Butantã-Luz) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) estarão abertas para embarque e desembarque dos usuários.
Para os ciclistas que quiserem usar o sistema metroviário em seus deslocamentos, o acesso pode ser feito a partir das 14h do sábado e até a meia-noite de domingo, sempre considerando o limite de 4 bikes por trem e o embarque no último vagão.
Já as linhas de trens (7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira) também irão operar 24h, mas da 1h do sábado (18) até 1h da segunda-feira (20), o intervalo médio entre os veículos será de 30 minutos. Os usuários devem ficar atentos pois, a partir das 4h40 da segunda (20), os trens voltam a circular a cada seis minutos.
Trânsito
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda que as pessoas usem o transporte público para chegar a Virada Cultural. Desde quarta-feira (15), o órgão bloqueia vias para a montagem dos palcos. Já tiveram interrupções entre a avenida Tiradentes e o retorno perto do Viaduto General Couto de Magalhães e na avenida São João, entre as ruas General Osório e Vitória.
No sábado (18), dia em que o festival começa, trechos das avenidas Rio Branco, Ipiranga, Cásper Líbero, São João e ruas do entorno também terão o tráfego bloqueado.
Virada
A expectativa da prefeitura é de que 4 milhões de pessoas acompanhem as atrações da Virada Cultural. O evento acontece nos dias 18 e 19 de maio. A abertura do evento será feita por Daniela Mercury e Zimbo Trio. Para o primeiro dia, ainda estão previstos shows de Gal Costa, Elza Soares e Criolo. Outro destaque desta edição será a homenagem ao cantor e compositor Chorão, que morreu em abril deste ano vítima de uma overdose. Veja a programação completa aqui.