Guarulhos (SP) testa ônibus articulados

Cidade, a segunda maior do estado, depende de micro-ônibus e não tem nenhum corredor exclusivo para transporte coletivo.

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Fonte: G1 São Paulo  |  Autor: Rosanne D'Agostino  |  Postado em: 17 de maio de 2013

Ônibus articulado para 132 pessoas fez testes em G

Ônibus articulado para 132 pessoas fez testes em Guarulhos

créditos: Jair Malavazi / Pref. Guarulhos

 

A Prefeitura de Guarulhos começou a testar novos modelos de transporte público para tentar resolver gargalos de trânsito na cidade, que, atualmente, não possui nenhum corredor de ônibus exclusivo.

Segundo fontes da prefeitura, foram testados ônibus articulados de 18 metros de comprimento, com capacidade para 132 passageiros, na linha 701 (Pimentas-Centro), e de 21 metros para pouco mais de 140 passageiros, na linha 453 (Terminal São João-Centro).Também foram feitos testes sem passageiros com ônibus de tecnologia BRT (Bus Rapid Transit), no último dia 24 de abril, no Terminal Pimentas, fazendo o percurso da linha 713, até o Centro, passando pela via Dutra. O veículo tem 23 metros de extensão e capacidade para 160 passageiros, mas é específico para um tipo de corredor fechado e com calçadas mais altas. O passageiro faz o pagamento em um terminal e entra no ônibus, sem cobrador.
 

A intenção da mnicipalidade é adquirir inicialmente 20 articulados para se somar à frota municipal, que conta com 922 ônibus e micro-ônibus, mas novos testes ainda poderão ser realizados. Segundo a administração, os veículos precisam vencer obstáculos como lombadas e valetas, além de curvas mais acentuadas na região central para conseguir extrair os benefícios do sistema.
 

A prefeitura não informou se os veículos tiveram bom desempenho nas ruas estreitas da cidade, mas admitiu que o trajeto das linhas teve de ser adaptado em razão do tamanho dos ônibus, privilegiando a via Dutra, por exemplo.
 

As empresas que realizaram os testes devem enviar um relatório à Secretaria de Transportes e Trânsito com uma análise sobre a viabilidade do sistema na cidade. A prefeitura deverá analisar se vale a pena investir em articulados, mas adiantou que o BRT, que exige vias mais largas e pontos preferenciais, não deverá ser a escolha no primeiro momento. “Em relação ao viário de Guarulhos, o melhor desempenho foi apresentado pelo articulado de 18 metros, mas ainda não está definido que tipo de ônibus poderá ser adquirido para atender melhor ao município. Se for necessário, novos testes serão agendados. A definição depende também da linha”, informou a prefeitura.

 

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