Especialista defende VLT em Manaus

Doutor em Geografia Urbana, Geraldo Alves afirma que Manaus não precisa de monotrilho e não tem vias para comportar BRT

Notícias
 

Fonte: A Crítica  |  Autor: Lúcio Pinheiro  |  Postado em: 13 de maio de 2013

VLT em Roma: trilhos urbanos estruturam a cidade

VLT em Roma: trilhos urbanos estruturam a cidade

créditos: Via Trolebus

 

O professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), doutor em Geografia Urbana e especialista em trânsito, Geraldo Alves, disse que Manaus ganhou com a saída do monotrilho e do BRT do hall de obras para serem executadas até a Copa de 2014.

 

“Ainda bem que desvincularam esses projetos da matriz de responsabilidade da Copa, porque, além de não serem os mais adequados, iriam fazer às pressas e depois teríamos problemas sérios, como tivemos com o Espresso”, afirma Geraldo Alves.

 

Crítico dos dois projetos de mobilidade urbana propostos para Manaus, Geraldo Alves defende que o modelo mais viável para Manaus poderia ser o Veículo Leve sobre Trilho (VLT). Segundo ele, é lamentável que até agora ninguém tenha se interessado em estudar a viabilidade do projeto para Manaus.

 

“É difícil uma cidade de porte médio na Europa e na Ásia que não use esse sistema. É eficiente, eficaz, não polui. Ele convence as pessoas a deixarem seus carros e migrarem para o transporte público, porque é confiável. Precisaríamos estudar a adequação desse sistema para Manaus”, comenta o especialista.

 

Segundo Alves, além de caro, o monotrilho é uma alternativa de transporte exagerada para uma cidade como Manaus. “Não faz sentido para uma cidade que tem carências mais elementares. O nível de demanda do sistema viário em Manaus ainda é baixo para a única saída ser criar vias elevadas”, disse Geraldo Alves.

 

BRT: falta espaço

Sobre o BRT, Geraldo Alves disse que a cidade não tem espaço suficiente em suas vias para implantar o sistema de forma completa. Se for construído, vai ter um funcionamento “meia boca”. E não vai passar de uma “porcaria”, aponta o especialista.

 

“O BRT é uma porcaria que empresas e governos têm insistido em meter goela abaixo da sociedade. O sistema viário de Manaus não tem vias largas suficiente para implantar. Vai ser implantado meia boca. Para ele funcionar bem, teria que ter duas vias de rolamento e só vai ter uma, como foi com o Espresso”, afirma Geraldo Alves.

 

Para o membro do Fórum Popular da Copa, Alexandre Simões, é baixo o nível de transparência dos governos Estadual e Municipal nas ações que antecedem as obras do monotrilho e BRT, como o processo de desapropriação.

 

“O BRT, por exemplo, vai atingir a vida de pessoas na zona Leste. No entanto, fizeram, em 2009, uma audiência pública para falar sobre a obra na zona Sul da cidade. E tinha mais gente do poder público na reunião do que da sociedade civil, muito menos da turma que vai ser atingida”, disse Simões. Segundo ele, o Fórum está atento para que nenhum ato seja executado sem o conhecimento e participação da sociedade.

 

Custo da obra não vai para a tarifa

O coordenador da UGP Copa pelo Estado, Miguel Capobiango, disse que o Governo do Amazonas não vai repassar o investimento no monotrilho para o usuário. Logo, a tarifa não vai ser alta. “O Estado está assumindo o investimento. Não vai amortizar na tarifa”, disse Miguel Capobiango.

 

Em abril de 2011, a equipe do jornal A Crítica foi a Kuala Lampur, Malásia, e identificou deficiências no monotrilho e no VLT utilizados por lá. A atuação restrita ao centro comercial é o principal “gargalo” do monotrilho em Kuala Lampur.

 

No VLT, escolha de 48% dos usuários dos sistemas de transporte público de KL, o maior problema é a lotação nos horários de pico, quando os 100 trens com dois, quatro e seis vagões parecem pequenos para tanta gente. O problema é resolvido com o aumento de vagões nos menores trens.

 

Leia também:

Audiência vai discutir construção do monotrilho na Zona Norte de Manaus 

Em Manaus, Detran age para integrar bicicleta ao trânsito 

Manaus tem 27 mil pessoas que utilizam bicicleta como meio de transporte e lazer 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário