Uma nova tecnologia para monitoramento de veículos está sendo experimentada com ônibus urbanos na cidade de Londrina, norte do Paraná. O sistema permite que os usuários acompanhem pela internet se o ônibus está chegando no ponto, ajuda os motoristas a escapar de congestionamentos e aponta aos gestores as linhas que podem ser melhor aproveitadas.
Uma das empresas que utilizam o sistema é a Transporte Coletivo Grande Londrina (TCGL), responsável por 81% da rede de ônibus da cidade. São 352 ônibus, 109 linhas e cerca de 150 mil passageiros transportados diariamente.
O site da empresa (www.tcgrandelondrina.com.br) apresenta um mapa da operação das linhas em tempo quase real, com atualização a cada 15 segundos. Trata-se de um Google Map interativo, que mostra a posição dos veículos de cada linha e indica se os carros têm ou não recurso de acessibilidade a cadeirantes.
Com o novo sistema, a Central de Controle Operacional (CCO) da companhia pode acompanhar qualquer ocorrência em cada um de seus veículos, dando apoio aos motoristas e aos fiscais de tráfego. "Analisamos como podemos reestruturar as linhas para diminuir a quilometragem ociosa, o desgaste do carro, e, ao mesmo tempo, atender melhor à população", explica o encarregado da CCO, Agnaldo Arthuzo. "Estudamos a distância entre as paradas, o fluxo de trânsito e a demanda de usuários de cada região, para localizar onde seriam os lugares ideais para os pontos de parada. Isso permite aumentar o conforto do nosso serviço aos passageiros e que nossos motoristas trabalhem com mais tranquilidade", conclui. Com o monitoramento da frota, a TCGL conseguiu reduzir em 50% a quilometragem ociosa de seus ônibus (percurso sem passageiros) nas viagens de volta às garagens, o que gera um impacto considerável no consumo de combustível. Era um custo que a empresa nem imaginava ter.