CBTU e Prefeitura discutem implantação do VLT em Natal

A reunião aconteceu entre a secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina Santos e o superintendente da CBTU Natal,João Maria Cavalcanti

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Fonte: NE10/Rio Grande do Norte  |  Autor: Kívia Soares  |  Postado em: 09 de maio de 2013

A reunião aconteceu nessa terça feira (7)

A reunião aconteceu nessa terça feira (7)

créditos: Divulgação

 

Os primeiros Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) estão previstos para chegar na capital potiguar, em abril de 2014, segundo informações da Superintendência da Companhia de Trêns Urbanos (CBTU) de Natal. Por isso, os projetos de Mobilidade Urbana que envolvem o VLT, como articulador da integração entre os modais de transporte da Região Metropolitana da cidade foi tema de reunião entre a Prefeitura e o órgão, nessa terça-feira (7). 

 

A secretária de Mobilidade Urbana de Natal (Semob), Elequicina Santos  e o adjunto Clodoaldo Cabral estiveram com o superintendente da CBTU Natal, João Maria Cavalcanti para discutir alguns pontos relevantes e ainda pendentes sobre a implantação do VLT. “Os 12 VLT adquiridos pela Companhia em 2012, possibilitarão a modernização do sistema de trens urbanos de Natal, trazendo para a população mais agilidade, conforto e segurança no seu deslocamento”, disse Cavalcanti.

 

No entanto, para que o VLT atenda às necessidades de mobilidade dos cidadãos, possibilitando a melhora substancial da fluidez no trânsito da cidade são necessárias algumas mudanças no trânsito da Grande Natal. Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa da CBTU Natal, um dos pontos discutidos na reunião foi a questão dos cruzamentos da via férrea com as principais avenidas da cidade.

 

"Atualmente, o intervalo entre as viagens de trens que cortam estas avenidas é de aproximadamente 1h20. Com a implantação do VLT, este intervalo será reduzido para 20min, aumentando o número de vezes em que o trânsito será temporariamente interrompido nesses trechos", explica a CBTU.

 

A proposta da CBTU que retirar o maior número de automóveis das avenidas de Natal. Para tanto, porpõe a integração da ferrovia com os demais modais de transporte da Grande Natal, sendo necessária a implantação de terminais de integração. A partir de agora equipes técnicas da Semob e CBTU vão se reunir para novas reuniões sobre as propostas de integração dos transportes no Município.

 

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