Uma campanha para o uso consciente da faixa de pedestre foi filmada e promovida pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Ministério das Cidades na plataforma superior da rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, nesta quarta-feira (8).
A proposta do ministério é exibir o filme para todo o Brasil, na internet e em mídias sociais, como um viral. A iniciativa faz parte da 2ª semana mundial de proteção ao pedestre, da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece de 6 a 13 de maio.
Atores tocam trombetas para o pedestre se sentir "rei" aoatravessar na faixa (Foto: Luciana Amaral/G1)
Bonecos e atores vestidos com trajes medievais filmaram o vídeo "Sua Majestade, o pedestre", em que colocam um manto e uma coroa em quem atravessa a rua na faixa. Trombetas também são tocadas e planfetos distribuídos.
Segundo a coordenadora de educação do Ministério das Cidades, Maria Cristina Hoffmann, Brasília foi escolhida para a filmagem por ser um exemplo a todo o Brasil.
"O que temos que ensinar é que atravessar pode ser um desafio. O pedestre tem que ser responsável também pela sua travessia. É preciso olhar bem para os dois lados, procurar um lugar sinalizado e não atravessar falando no celular", disse.
De acordo com o ministério, as principais vítimas por atropelamento em faixas de pedestre no país são crianças de 7 a 14 anos e pessoas com mais de 65 anos. Um levantamento da ONU aponta que 270 mil pedestres morrem por ano em todo o mundo.
O Brasil é signatário da Década de Ação pela segurança no trânsito (2011-2020) e quer reduzir acidentes e mortes em até 50% ao final desta década, com o programa Pacto Nacional pela Redução de Acidentes de Trânsito (Parada).
Bonecos do Detran-DF também participam da campanha da faixa de pedestre (Foto: Luciana Amaral/G1)
Leia também:
Mobilidade é desafio para prefeitos
Brasília: para 2014, só uma obra de mobilidade urbana
Metrô de Brasília justifica caos com ação errada de passageiro