Ranking coloca BRTs de Rio de Janeiro e Curitiba entre os melhores do mundo

Linha Verde e TransOeste tiveram mais de 85 pontos em avaliação do ITDP. Linhas de São Paulo também foram mencionadas nas categorias Prata e Bronze

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Fonte: PINIweb  |  Autor: Rodrigo Louzas  |  Postado em: 08 de maio de 2013

BRT Transoeste que opera no Rio de Janeiro

BRT Transoeste que opera no Rio de Janeiro

créditos: Divulgação

 

Em ranking que mede a qualidade dos BRT (Bus Rapid Transit) ao redor do mundo, dois projetos brasileiros, a Linha Verde (Curitiba) e a TransOeste (Rio de Janeiro) aparecem entre as melhores linhas de ônibus, na categoria ouro. O trabalho foi feito pelo Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento (ITDP, que em inglês significa Institute for Transportation and Development Policy).

 

A avaliação usa características do projeto como indicadores de melhor desempenho do sistema. A certificação de um corredor BRT como ouro, prata, bronze ou básico estabelece uma norma internacionalmente reconhecida de melhores práticas correntes de BRTs. O número máximo que um sistema pode atingir é 100. A Categoria Ouro contempla as linhas que fizeram mais de 85 pontos, como foi o caso da Linha Verde e TransOeste.

 

A Linha Verde conta com 9,2 km de extensão e beneficia aproximadamente 32 mil passageiros diariamente. A acessibilidade no transporte coletivo de Curitiba aumentou de forma considerável nos últimos anos - de 44% para 86%. Graças a obras de reforma e melhorias e instalação de elevadores, 80% das 364 estações tubo têm os requisitos exigidos pela acessibilidade. O sistema de transporte também passou a contar com mais cinco estações tubo (São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny e Marechal) nos últimos anos. Os projetos das estações da Linha Verde privilegiam espaços amplos e climatizados, além de utilizarem película que reduz o impacto da luz solar no interior da edificação. A obra orçada em 154 milhões de reais está 90% das concluída e ficará pronta até julho deste ano.

 

Já o Corredor TransOeste, que é a principal conexão entre a região oeste do Rio de Janeiro e alguns bairros da zona norte, foi inaugurado em junho de 2012 com 40 km de extensão e 35 terminais de paradas para ônibus articulado, chamado de "Ligeirão". No corredor, há nove pontos de integração. Além dos ônibus articulados, com linhas expressas e paradoras, seu corredor central também terá no futuro linhas complementares, operadas com ônibus menores nos bairros periféricos. A linha que conta com 56 km de extensão custou 770 milhões de reais está dividida em cinco percursos.

 

Outras linhas de BRTs do Brasil foram avaliadas pelo ranking. As Redes Integrada de Transportes (Curitiba) e o Expresso Tiradentes (São Paulo) fizeram de 70 a 84 pontos e ficaram na Categoria Prata. Já na Categoria Bronze, destinada às linhas de BRTs que fizeram entre 55 a 69 pontos no ranking, ficou o projeto ABD Jabaquara (São Paulo).

 

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Comentários

Felipe X - 08 de Maio de 2013 às 21:19 Positivo 1 Negativo 0

Honestamente, isso só demonstra que o sistema é péssimo mesmo. Não sei do Rio, mas em Curitiba há superlotações absurdas.

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