A Copa das Confederações começa no próximo dia 15 de junho e, em Fortaleza, a poeira das obras de mobilidade urbana, que devem servir à Copa do Mundo de 2014, ainda não baixou. Da Parangaba ao Mucuripe, passando pela Arena Castelão, pontilhando a Via Expressa, alterando rotas e rotinas, os projetos executados pela Prefeitura de Fortaleza e pelo Governo do Estado se arrastam desde 2012.
Desapropriações de comunidades que margeiam as obras e paralisações dos trabalhadores da construção, justificam os órgãos responsáveis, atravessaram o cronograma dos projetos. “Recebemos as obras em 2% de execução e já passamos dos 50% de execução no fim do mês de abril”, presta contas o titular da Secretaria Especial da Copa do Município de Fortaleza, Domingos Neto.
Projetos
A atual Secretaria toca os projetos das vias exclusivas para ônibus (Bus Rapid Transit/BRT), implementadas nas avenidas Alberto Craveiro, Paulino Rocha e Dedé Brasil, e do Eixo Via Expressa/Raul Barbosa (via de ligação entre a zona hoteleira e a Arena Castelão). A execução foi iniciada pela gestão passada, no segundo semestre de 2012.
Domingos Neto aponta que um avanço “foi a solução do recurso para as interferências em torno do Castelão”, resultado de corte de custos “que o prefeito está fazendo para ter um caixa, para resolver as desapropriações do entorno do Castelão, liberando a frente de serviço”.
Das quatro intervenções necessárias à Copa do Mundo de 2014, o BRT Alberto Craveiro se desenvolve o mais rápido possível, com as desapropriações já na casa dos 95% e os serviços passando da metade do projeto. O BRT deve alargar para 45 metros (imagine quatro faixas por sentido) uma extensão de três quilômetros da avenida.
A obra teve início em agosto do ano passado e a conclusão está prevista para junho próximo, antes da Copa das Confederações – Fortaleza é uma das seis cidades-sedes dos jogos que serão realizados entre 15 e 30 de junho. Esse trecho é prioridade, justamente, para desobstruir o acesso à Arena Castelão, aponta Domingos Neto.
“O maior gargalo é a quadra chuvosa que, nos últimos dias, tem se intensificado”, contrapõe o secretário. As chuvas podem interferir no andamento das obras, mas Domingos Neto ratifica que “o acesso ao Castelão, sistema viário e entorno estarão prontos para a Copa das Confederações. A finalização (das outras obras de mobilidade planejadas para a Copa de 2014) das vias mais distantes, a implementação dos BRTs, ficam para depois da Copa das Confederações”.
As obras necessárias à Copa do Mundo de 2014 foram assumidas, pelas três esferas de governo, na Matriz de Responsabilidades – em 13 de janeiro de 2010
R$ 1,58 bilhão é o valor aproximado dos investimentos para preparar Fortaleza o Mundial de 2014. Os recursos bancam nove projetos; seis de mobilidade urbana.
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