Ciclistas de carga: trabalho premiado

Leia a entrevista com Zé Lobo, que em junho seguirá para Viena para receber o prêmio Cycling Visionaries Awards, pelo trabalho da TA de contagem de bicicletas de carga

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/ Mobilize  |  Postado em: 06 de maio de 2013

Prêmio destaca o trabalho dos ciclistas de carga

Prêmio destaca o trabalho dos ciclistas de carga

créditos: Divulgação TA


O que é o prêmio Cycling Visionaries Awards, e qual sua importância no estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte? 

O Prêmio Visionários da Bicicleta acontece pela primeira vez este ano, como parte das atividades do Velo City 2013, maior conferência mundial sobre mobilidade por bicicleta, organizada pela ECF European Cyclists Federation. Esta edição se realiza em Viena, na Áustria. Foram trinta premiados por voto popular via internet e trinta premiados por um júri formado pela equipe do Velo City Viena. A importância deste prêmio é descobrir novas vertentes, novos olhares, novas formas de promover o uso das bicicletas. É uma excelente oportunidade de colocar em contato direto novos "visionários" e as principais cabeças que pensam a e executam a mobilidade por bicicletas no mundo.

 

Como recebeu a notícia deste prêmio conferido à Transporte Ativo (TA) pelo trabalho da contagem de bikes de carga

É sempre uma satisfação muito grande ter um trabalho reconhecido. Acreditávamos na possibilidade de um bom resultado, pois o projeto tem sido muito bem aceito e despertado interesse desde de que foi realizado. Fomos premiados na categoria Science, Research & Development pelo Jurí do evento. Havia ótimos concorrentes, entre os quais outros brasileiros, com trabalhos como o a monografia Mais Amor Menos Motor, de Gabriela Binatti, também premiada.

 

Com este prêmio, podemos crer que os ciclistas de carga - os trabalhadores do pedal - começarão a ser mais valorizados no Brasil? 

A entrega por bicicletas é um assunto em alta na Europa. Acontece que lá as bikes de carga são muito usadas pela população, mas ainda pouco para entregas, enquanto que no Rio isso já funciona a pleno vapor há muitos anos. O nosso projeto/estudo traz à tona os beneficios deste tipo de transporte para o “último quilômetro”, a etapa final de transporte de um produto, quando ele vai do comerciante ao consumidor final. Dados como economia de emissão de poluentes e ruídos, e a ocupação do espaço público, entre outros, despertaram ainda mais o interesse pelo assunto. O prêmio certifica a importância da modalidade por bicicletas para entrega de mercadorias,  valorizando-a tanto no Brasil como fora dele.

 

Como o método de contagem de bikes desenvolvido por sua equipe vem sendo utilizado?

Temos feito diversas contagens e chegamos ao número de 38% dos deslocamentos de bicicleta sendo feitos na cidade para entregas e serviços. Centramos nossa atenção na contagem de carga para saber quem eram estes ciclistas. E o mérito, acredito, foi trazer a público esta realidade que passa escondida de todos nós. Este estudo traz um grande benefício para esta modalidade ciclística, uma vez que tira estes trabalhadores da total invisibilidade e os apresenta ao mundo real. Ao fazer conhecer esta realidade, estamos trabalhando para aumentar o uso e consequentemente melhorar as condições para seu desempenho. Possivelmente novas infraestruturas e facilidades poderão surgir a partir do momento em que se mede esta atividade. O documento apresentado no 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP, “Os benefícios dos veículos de carga à propulsão humana: cidades podem alcançar menores emissões e maior segurança” permite conhecer em números estes benefícios.  

 

A atividade de ciclistas de carga vem crescendo no país nos últimos anos?  

Em bairros como o Centro do Rio, na região da Candelária, a porcentagem de bicicletas para entrega e serviços subiu dos 38% (média conhecida) para  72%. Destes, 68% utilizam triciclos, que demandam soluções de design diferentes, ou no mínimo mais largas. Estes resultados podem ser vistos neste estudo da TA, agora premiado. 

 

Nesta ida à Viena, qual será a sua agenda?

Antes, devo dizer que o fato de ter sido premiado me libera dos altos custos da participação em outras atividades deste evento em Viena. Mas para a viagem, conto com a parceria do Itaú, que tem feito um belíssimo trabalho de apoio à promoção da mobilidade por bicicletas no Brasil. Além de apresentar nosso trabalho durante a cerimônia da premiação, quero aproveitar ao máximo esta viagem para conhecer outros projetos em destaque na conferência da Velo City 2013. Pretendo buscar experiências bem sucedidas, que possam ser replicadas por aqui, e trocar informações e conhecimentos com experts e ativistas de todo o mundo. Também aproveitarei para levantar dados sobre as bicicletas em Viena para uma matéria a ser publicada aqui no Mobilize.


 
Zé Lobo, da TA

 

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