O número de ciclistas que se acidentaram em São José dos Campos diminuiu neste ano em comparação aos dois últimos anos. Segundo um balanço realizado pela Secretaria de Transportes, em 2011, oito ciclistas morreram e no ano passado foram cinco pessoas que faleceram. A redução foi de 37,5%.
O número de ciclistas feridos também diminui em 2012 - foram 204 ciclistas. Em 2011, 238 pessoas ficaram feridas. A queda foi de 14% no balanço realizado pela secretaria.
Mesmo com a redução dos acidentes, a maioria dos ciclistas prefere usar a calçada, por medo do trânsito. É o caso da analista de mídias sociais Natália de Lima, que mesmo insegura anda de bicicleta dividindo a calçada com os pedestres. “Eu nunca tive problemas, mas os pedestres são mais educados do que os motoristas. Eles cedem passagem e a vantagem é que um pedestre não vai te atropelar ” disse Natália.
Em São José, são cerca de 50 km de ciclovias e ciclofaixas espalhadas pela cidade. “As ciclovias que têm não são funcionais para a bicicleta como um veículo de transporte e sim para lazer”, disse Natália.
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, é obrigação do poder público ‘planejar e promover a circulação e segurança dos ciclistas’. Segundo o secretário de Transportes Wagner Balieiro, até o final de 2013 devem ser entregues mais 8 km de ciclovias. “Nós temos a ciclovia da região leste, região sul e todas as regiões possuem alguma obra de ciclovia. E estas interligações das regiões são mais caras, pois envolve construção de obra de arte ”, disse Wagner Balieiro.
Além das ciclovias, o secretário de Transportes da cidade também disse que a prefeitura tem um projeto para implantar o aluguel de bicicletas, localizado na região central de São José. Através do programa, o ciclista vai poder emprestar a bicicleta por uma hora, usando o cartão eletrônico do transporte.
Leia também:
São José dos Campos garante R$ 800 mi do PAC para VLT
Em São José dos Campos, prefeitura revê metas do 'Calçada Segura'
Em São José dos Campos, calçadas seguras para todos