Mobilidade: a principal preocupação do curitibano

Problemas no trânsito, pavimentação e o transporte público foram os temas mais recorrentes nas consultas públicas

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Fonte: Bem Paraná  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 26 de abril de 2013

Congestionamento no trânsito está entre os itens q

Congestionamento: entre os itens com mais reclamações

créditos: Valquir Aureliano

 

As consultas públicas realizadas pela Prefeitura de Curitiba, entre os dias 4 e 17 de abril, para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 revelaram que a mobilidade urbana está entre as maiores preocupações da população.

 

As sugestões relativas ao transporte, condições das vias e trânsito somaram 5.210, o que representa 40% do total de 13.076 sugestões encaminhadas por cidadãos.

 

Entre os pedidos e sugestões apresentados pela população, 2.878 estão relacionadas à manutenção e à implementação de calçadas e de pavimentação (o equivalente a 22% do total); 1.341 dizem respeito ao trânsito (10,5% do total); e 1.008 são referentes ao transporte (7,7% do total). Para os curitibanos, essas questões estão à frente dos aspectos relacionados à segurança, que aparecem em segundo lugar e alcançaram 17% das sugestões.

 

As reivindicações relacionadas à mobilidade foram indicadas como temas prioritários em sete das nove Regionais de Curitiba — Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, Portão, Santa Felicidade, CIC e Pinheirinho.

 

A regional que apresentou o maior número de demandas para esta área foi a do Pinheirinho. A maioria dos pedidos diz respeito à pavimentação e implantação de asfalto nas vias (578 do total), seguidas de pedidos de implantação de antipó (44), manutenção de asfalto (35) e implantação de calçadas (26).

 

Os secretários e diretores municipais desta área — Ippuc, Trânsito e Urbs — avaliam que a importância que a comunidade dá à mobilidade urbana — que inclui os aspectos de acessibilidade —, mostra que a administração municipal deve inovar para atender às demandas de forma eficiente.

 

“A cidade que inspirou o primeiro Plano Diretor, em 1965, não existe mais. Curitiba mudou e precisamos ser inovadores e criativos para encontrar as soluções urbanas que a cidade exige”, disse Sérgio Póvoa Pires, presidente do Ippuc.

 


Joel Krüger, secretário de Trânsito, diz que uma das questões mais levantadas, a da fluidez do tráfego na cidade, é o que tem afetado os cidadãos no seu dia a dia. “As pessoas têm dificuldade no seu deslocamento, de fluidez dentro da cidade, e querem que a prefeitura encontre soluções para melhorar esta situação”, diz.

 

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