Uma cidade livre de carros: é possível

Comunidade na Alemanha fez da bike o principal meio de locomoção; lá os carros foram praticamente banidos e o transporte público são os "trams"

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Luísa Zottis  |  Postado em: 24 de abril de 2013

Praticamente livre de carros, o bairro Vauban prio

Praticamente livre de carros, bairro Vauban prioriza a bike

créditos: Lieven SOETE

 

Já pensou em um lugar onde exista uma vaga de bike por habitante? Essa é a realidade da comunidade de Vauban, de cinco mil habitantes, na cidade alemã de Friburgo. Além de ter a bike como principal meio de locomoção, os carros foram praticamente banidos no bairro.

 

São 500 km de ciclovias que permeiam todas as ruas de Vauban. Outra alternativa de transporte são os trams, semelhantes a um bonde de superfície. A política da não utilização do carro gerou resultados significativos para o local: cerca de 40% da população não possui veículo próprio.

 

Não foi só a mobilidade urbana que ganhou espaço na comunidade. As moradias também contam com a energia solar para a geração de aquecimento interno e de energia elétrica. O bairro foi totalmente pensado para priorizar a mobilidade urbana e a sustentabilidade.

 

Os “trams” são opção de transporte público. (Foto: rouilleralain)

 

Vauban foi planejada pela Prefeitura de Friburgo em 1993, em conjunto com os habitantes locais, mas só em 2006 a comunidade ficou pronta para morar. A área pertencia a uma antiga base militar francesa na época na Segunda Guerra Mundial, que foi desativada após a queda do Muro de Berlim.

 

Iniciativas como esta, que unem a mobilidade urbana às práticas sustentáveis, poderiam existir no Brasil? O exemplo de Vauban mostra que, quando há esforços conjuntos da população e do governo, é possível modificar a realidade.

 

Fontes: G1, Cidades Sustentáveis. Este texto foi publicado originalmente no site The City Fix Brasil.



Leia também:

Sem carro no Largo 13, ônibus dobra velocidade 

China projeta cidade do futuro. Sem carros 

Trânsito de São Paulo é ruim ou péssimo para oito em cada dez cidadãos 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário