A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb) iniciou nas primeiras horas desta segunda-feira (15) a Operação Calçada Livre, cujo objetivo é retirar todos os vendedores ambulantes que, segundo o órgão, atrapalham a mobilidade em diversos pontos da capital paraibana. Às 5h, agentes de fiscalização da Sedurb estavam no Terminal de Integração do Varadouro recolhendo os produtos que eram vendidos pelos ambulantes.
De acordo com o coordenador da Sedurb, Fernando Antônio, a operação acontece em conjunto com a Polícia Militar, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Municipal. “Essa é uma determinação do Ministério Público para que os vendedores desocupem as calçadas. É permitido que eles trabalhem, desde que deixem as calçadas limpas. Nós não estamos impedindo que eles trabalhem, portanto eles têm que procurar um local adequado”, explicou.
Fernando Antônio disse ainda que os ambulantes devem procurar a Sedurb para fazer um cadastro para continuar a trabalhar. “Eles devem procurar um lugar adequado e procurar a Sedurb para fazer um cadastro daquele local com autorização”, acrescentou.
O coordenador afirmou que a operação vai ser realizada durante toda esta segunda-feira (15) em diversos bairros de João Pessoa. “A partir desse mês, todas as calçadas devem ficar limpas por determinação do secretário da Sedurb. Vamos fazer a operação em toda a João Pessoa: vamos fazer na orla, na parte do Centro. Onde houver ambulantes ocupando as calçadas, nós vamos fazer a retirada e pedir para que eles procurem um local adequado”.
Até as 6h30, a retirada dos ambulantes do Terminal de Integração de João Pessoa ocorreu de maneira pacífica, segundo a polícia.
Além do Terminal de Integração do Varadouro, Operação Calçada Limpa vai ocorrer em outros bairros de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)