Faltam apenas 87 dias para Brasília receber a abertura da Copa das Confederações, torneio teste para a Copa do Mundo que se realiza no ano que vem. Mas, para este evento, a Capital Federal não terá obras de mobilidade urbana previstas especialmente para o momento. Já para o Mundial 2014, apenas uma intervenção: a ampliação da DF-047.
Segundo o governo do DF, as obras de duplicação da rodovia DF-047 que dá acesso ao aeroporto Juscelino Kubitschek estão nas fases de execução de desvios, limpeza superficial e projeto executivo. A conclusão deve ocorrer no inicio de 2014. O investimento é de R$ 103,1 milhões.
Sem VLT
Em outubro do ano passado, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi excluído da Matriz de Responsabilidades para o Mundial, após enfrentar problemas na licitação. A obra foi paralisada em outubro de 2010, quando surgiram as primeiras suspeitas de irregularidade. Desde então, o canteiro instalado no final da Asa Sul foi abandonado. Os trabalhos duraram apenas 11 meses.
O projeto não ficará pronto até a Copa do Mundo. A obra, porém, será retomada e deve ser entregue após a competição. O governo lançará o edital para pré-qualificação das empresas interessadas nos estudos do projeto.
* Texto originalmente publicado no Portal 2014