Fora da Copa das Confederações, Curitiba corre contra o tempo para finalizar as obras do Mundial 2014. Nesse sentido, a prefeitura de Curitiba dá andamento a cinco obras de mobilidade urbana na capital paranense. No entanto, duas obras nem foram iniciadas: o Corredor Avenida Cândido de Abreu, ainda em licitação, e o BRT Linha Verde Sul.
A obra do BRT foi paralisada por conta de falhas no projeto - neste caso, haverá um novo processo licitatório. Os prazos de conclusão, porém, foram mantidos. As obras, segundo o governo municipal, serão entregues até a Copa.
O maior projeto é o Corredor Aeroporto-Rodoferroviária, cujo investimento é de R$ 160,3 milhões. São três obras previstas: a requalificação da avenida das Torres, a construção de um viaduto estaiado, e a trincheira da rua Guabirotuba. O índice de execução é de 10% e os trabalhos devem ser entregues até o final deste ano, como ocorrerá com o Sistema Intergrado de Monitoramento (SIM).
Já a Requalificação da Rodoferroviária e acessos está 15% pronta, com entrega prevista para dezembro deste ano. O Terminal Santa Cândida, por sua vez, está 6% executado. A conclusão está prevista para abril de 2014, mesma data da Avenida Marechal Floriano Peixoto, cujo projeto terá, no mês que vem, a entrega do trecho entre os terminais Carmo e Boqueirão.
* Texto originalmente publicado no Portal 2014