Metrô de Salvador com as obras atrasadas. Corredor Estruturante Aeroporto/Acesso Norte retirado da Matriz de Responsabilidades da Copa ainda em 2011. Aquelas que seriam as principais melhorias na mobilidade urbana de Salvador para os megaeventos acabaram de fora do planejamento da cidade para 2014.
Sendo assim, a Bahia viu duas intervenções menores serem adicionadas na última versão da Matriz, em dezembro de 2012, na categoria “mobilidade urbana de entorno”. São elas as Obras de Microacessibilidade no entorno da Arena Fonte Nova, orçadas em R$ 12,5 milhões, e as Obras de Rotas de Pedestres, cujo valor gira em torno de R$ 7,1 milhões.
À frente dos trabalhos, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) explicou, em material enviado ao Portal 2014, que as Obras de Microacessibilidade incluem dois viadutos e vias de escoamento de tráfego que fazem a ligação direta do centro histórico com o estacionamento da arena.
As Rotas de Pedestres, por sua vez, visam a requalificar quase 10 km de calçadas, com a divisão em duas faixas de uso: passeio e faixas de serviço. As calçadas revitalizadas estão na caminho da Fonte Nova para quem vem da estação Brotas do metrô ou da região portuária, entre outros locais (vide mapa abaixo).
Nesta semana, o governador da Bahia, Jaques Wagner, garantiu que as duas obras de entorno já foram iniciadas e serão entregues neste mês de abril, servindo à Copa das Confederações.
No caso específico do evento, o que preocupa é a mobilidade urbana em dias de jogos. Principais projetos, como o metrô, tiveram atrasos, e Salvador apostou as fichas na requalificação de calçadas e na construção de viadutos que levam aos bolsões de estacionamento.
Em primeiro plano, viadutos ligam centro da cidade aos estacionamentos (crédito: Nilton Souza/Divulgação)
* Texto originalmente publicado no Portal 2014