BH: apenas uma das obras de mobilidade prometidas para este semestre

Até maio, fica pronto o Boulevard Arrudas, garante a Prefeitura. Mas outras obras da Copa do Mundo, como os novos BRTs que deveriam sair ainda este ano, só em 2014

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Felipe Castro*  |  Postado em: 28 de março de 2013

BRT Área Central: 39,5% das obras viárias concluíd

Projeção do BRT Área Central: obras em andamento

créditos: Prefeitura de BH/ Divulgação

 

Até 2012 a intenção da Prefeitura de Belo Horizonte era inaugurar algumas das obras de mobilidade urbana, como os corredores de ônibus (BRTs), já para a Copa das Confederações este ano.

 

Na prática, apenas um projeto, o Boulevard Arrudas/Tereza Cristina, sairá do papel a tempo para a competição, que se inicia em junho. Orçada em R$ 213 milhões, a obra consiste na criação de uma espécie de praça linear sobre o ribeirão Arrudas e já está 99% concluída –a inauguração está prevista para o mês de maio. As informações constam de um relatório do Comitê Executivo Municipal da Copa.

 

Além do Boulevard Arrudas, duas etapas integrantes do BRT Antônio Carlos/Pedro I já foram entregues, casos de dois viadutos e uma trincheira que interligam as avenidas Abraão Caram e Professor Magalhães Penido, além da avenida Antônio Carlos, já pavimentada e pronta para receber os ônibus no trecho Centro-Pampulha.     

 

Dividido em várias frentes de trabalho ao longo dos seus 16 km de extensão, o BRT Antônio Carlos/Pedro I deverá estar pronto até dezembro deste ano. Trata-se da obra mais importante, e cara, na capital mineira –os R$ 588,2 milhões equivalem a 43% dos investimentos na mobilidade urbana.

 

Balanço positivo

Embora não tenha cumprido a promessa de inaugurar mais obras no primeiro semestre de 2013, o balanço da Copa em Belo Horizonte apresenta saldo positivo.

 

Obras como o BRT Cristiano Machado (76,44% pronto, com previsão de entrega para dezembro), o Corredor Pedro II (71,27%, conclusão marcada para outubro; o índice é relativo à recuperação e alargamento do Viaduto B) e a Via 210 –Via do Minério/Tereza Cristina (50,05%; setembro de 2013) caminham de forma satisfatória e cumprem o cronograma, segundo o Comitê da Copa.

 

Em ritmo mais lento, encontra-se a implantação da Central de Controle Operacional, que abrange sistemas de vigilância, painéis informativos e fibra ótica para monitoramento do trânsito, cujo percentual de execução é de 11,42% até aqui –a data de entrega é outubro próximo.  

 

Outro BRT, o da Área Central, tem 39,5% das obras viárias concluídas e apenas 9% das estações prontas, mas também não preocupa as autoridades belorizontinas.

 

Preocupação mesmo gera a oitava e última obra de mobilidade: trata-se da Via 710 – Av. Cristiano Machado/Av. dos Andradas, cujos trabalhos sequer alcançaram a marca de 2%, a oito meses do prazo final.

 

A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) enfrenta impasses para resolver as desapropriações no local e admite que a intervenção pode ficar de fora da Copa.

 

* Colaborou Leandro Cabido

** Texto publicado originalmente no Portal 2014

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