Até 2012 a intenção da Prefeitura de Belo Horizonte era inaugurar algumas das obras de mobilidade urbana, como os corredores de ônibus (BRTs), já para a Copa das Confederações este ano.
Na prática, apenas um projeto, o Boulevard Arrudas/Tereza Cristina, sairá do papel a tempo para a competição, que se inicia em junho. Orçada em R$ 213 milhões, a obra consiste na criação de uma espécie de praça linear sobre o ribeirão Arrudas e já está 99% concluída –a inauguração está prevista para o mês de maio. As informações constam de um relatório do Comitê Executivo Municipal da Copa.
Além do Boulevard Arrudas, duas etapas integrantes do BRT Antônio Carlos/Pedro I já foram entregues, casos de dois viadutos e uma trincheira que interligam as avenidas Abraão Caram e Professor Magalhães Penido, além da avenida Antônio Carlos, já pavimentada e pronta para receber os ônibus no trecho Centro-Pampulha.
Dividido em várias frentes de trabalho ao longo dos seus 16 km de extensão, o BRT Antônio Carlos/Pedro I deverá estar pronto até dezembro deste ano. Trata-se da obra mais importante, e cara, na capital mineira –os R$ 588,2 milhões equivalem a 43% dos investimentos na mobilidade urbana.
Balanço positivo
Embora não tenha cumprido a promessa de inaugurar mais obras no primeiro semestre de 2013, o balanço da Copa em Belo Horizonte apresenta saldo positivo.
Obras como o BRT Cristiano Machado (76,44% pronto, com previsão de entrega para dezembro), o Corredor Pedro II (71,27%, conclusão marcada para outubro; o índice é relativo à recuperação e alargamento do Viaduto B) e a Via 210 –Via do Minério/Tereza Cristina (50,05%; setembro de 2013) caminham de forma satisfatória e cumprem o cronograma, segundo o Comitê da Copa.
Em ritmo mais lento, encontra-se a implantação da Central de Controle Operacional, que abrange sistemas de vigilância, painéis informativos e fibra ótica para monitoramento do trânsito, cujo percentual de execução é de 11,42% até aqui –a data de entrega é outubro próximo.
Outro BRT, o da Área Central, tem 39,5% das obras viárias concluídas e apenas 9% das estações prontas, mas também não preocupa as autoridades belorizontinas.
Preocupação mesmo gera a oitava e última obra de mobilidade: trata-se da Via 710 – Av. Cristiano Machado/Av. dos Andradas, cujos trabalhos sequer alcançaram a marca de 2%, a oito meses do prazo final.
A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) enfrenta impasses para resolver as desapropriações no local e admite que a intervenção pode ficar de fora da Copa.
* Colaborou Leandro Cabido
** Texto publicado originalmente no Portal 2014