O dispositivo está sendo ampliado a partir do que já existe na prefeitura. Pelo sistema de GPS, fiscais da Settran e técnicos da secretaria já fazem o monitoramento do sistema de transporte coletivo. Quando um carro desvia do percurso, por exemplo, a empresa é acionada para corrigir o problema.
O programa permite ainda o acompanhamento do horário em que cada ônibus passa pelo ponto, se houve desvio de rota e se existe congestionamento nas linhas, sendo que toda movimentação fica gravada no sistema.
Atualmente, o serviço já é disponibilizado no Portal da Prefeitura, no link ‘monitoramento online’. “O serviço mostra apenas onde o ônibus está. O que nós queremos disponibilizar para a população é o serviço completo de informações, assim todo mundo que tiver o aplicativo não precisará esperar por muito tempo no ponto de ônibus”, disse Divino dos Santos, assessor de transportes da Settran.
Em uma demonstração do sistema, o assessor de transportes observou, por exemplo, que naquele momento (9h03) sete ônibus estavam na avenida Afonso Pena entre a Praça Clarimundo Carneiro e o Terminal Central. Outro caso foi a movimentação do carro 4524 da linha T121 (Umuarama/Luizote), que às 8h51 atravessava a rua Monte Alegre a 23km/h. No momento, circulavam 13 carros na linha e um ônibus reserva estava estacionado.
Uberlândia tem hoje 410 ônibus em 114 linhas regulares do transporte coletivo. São transportados por mês cerca de 4,5 milhões de passageiros. Hoje os terminais de ônibus já disponibilizam monitores que oferecem o horário de chegada dos ônibus.
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