Os alunos da Etec de Itatiba (SP) ganharam um prêmio nacional por projetos na área de mobilidade humana. Os estudantes, que competiram com mais de 7 mil alunos de todo país, criaram três equipamentos que facilitam a vida de cadeirantes, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.
Os projetos foram apresentados em um concurso nacional, que busca premiar iniciativas que facilitem a mobilidade urbana. Os 37 alunos da Escola Técnica Estadual Rosa Perrone Scavone voltaram para casa com troféu.
Uma das criações foi uma cadeira de rodas que permite movimentação com alavancas. Uma das vantagens é não sujar as mãos do cadeirante durante o percurso.
Outro equipamento que recebeu prêmio nacional foi uma muleta, aparentemente convencional, mas que se abre e vira uma cadeira, justamente para facilitar a vida de quem tem dificuldade de locomoção.
Os alunos também desenvolveram um andador que vira cadeira e tem um sistema de amortecimento. Tudo para facilitar a vida dos idosos. O equipamento suporta uma pessoa de 120 kg.
Este é o terceiro ano seguido que a escola é premiada. Por enquanto os projetos são experimentais, mas, em breve, podem estar ajudando muita gente com dificuldades de locomoção.
Leia também:
Aplicativo vai fazer mapa mundial de acessibilidade
Em Londres, Mara Gabrilli discute acessibilidade, saúde e inclusão da pessoa com deficiência
Mobilize na Secretaria da Pessoa com Deficiência