Segundo levantamento feito pelo Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal), um total de 123 pedestres morreram atropelados em vias do DF, o que significa que ocorre uma morte a cada três dias. Em todos os acidentes, havia faixas ou passarelas na pista, de acordo com o órgão.
Em todo o DF, há 57 passarelas sobre as rodovias que passam por áreas urbanas. Já o número de faixa de pedestres é de 4.500. Mesmo assim, as mortes de pedestres acontecem próximos a locais com acesso seguro para a travessia.
Para o especialista em trânsito Artur Morais, é preciso que as vias de trânsito sejam projetadas para privilegiar o pedestre, em relação às travessias.
— Os carros é que devem dar mais voltas e não o pedestre.
Em 2012, o número de mortes de pedestres nas faixas em vias do Distrito Federal dobrou em relação a 2011: foram oito pessoas vitimadas. Este resultado é um dos piores desde 1997, quando foram iniciadas as campanhas de conscientização pelas faixas de pedestres.
Outros casos
Em outubro do ano passado, uma criança morreu atropelada por um ônibus escolar ao atravessar uma pista, perto da faixa de pedestres, no Riacho Fundo, região administrativa do DF.
Também em outubro, um homem morreu atropelado neste sábado na Epia (Estrada Parque Indústria e Abastecimento), na altura do Park Way, região administrativa do Distrito Federal. A vítima teria tentado atravessar a pista sem esperar a estrada ficar vazia.
Leia também:
Metrô de Brasília justifica caos com ação errada de passageiro
Abertas as inscrições para o passeio ciclístico World Bike Tour Brasília
Brasil vai inaugurar mais de 250 km de BRT em 2014