A Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Paulo emitiu nota na manhã de hoje (21) comunicando que a gestão tem interesse em contribuir com o governo estadual para a implementação de estações de metrô, mas a “concretização dessa intenção depende de conversações que poderão ser feitas entre as partes”.
A nota foi emitida em resposta a declarações do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, para a Rede Brasil Atual, em que Fernandes disse não ter sido consultado pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, sobre a construção da estação Jardim Ângela do Metrô pelo município e que esta iniciativa seria inviável. "A prefeitura tem a disposição de colaborar com a implantação de estações de metrô. A do Jardim Ângela seria uma possibilidade", diz o comunicado. "Além disso, o novo Terminal Jardim Ângela já está sendo licitado, com valor de implantação estimado em cerca de R$ 470 milhões."
Não consultado
O descompasso entre os secretários vai na contramão da aparente afinidade política entre o prefeito Fernando Haddad e o governador do estado Geraldo Alckmin. Os dois já se reuniram em pelo menos cinco oportunidades, sendo a primeira logo em seguida à vitória de Haddad nas eleições municipais, sempre destacando as parcerias e o desejo de trabalhar em conjunto. A última reunião ocorreu no início de março, quando Haddad e Alckmin discutiram obras para atrair a Expo 2020, megaevento que reúne centenas de países e organizações.
Durante o Congresso Franco-Brasileiro de Mobilidade Urbana, ocorrido na segunda-feira (18), o secretário estadual afirmou que não foi consultado sobre a intenção do município. “Não é muito produtivo nós lançarmos desafios novos à prefeitura. Quando o secretário Jilmar Tatto anunciou que ia fazer a estação Jardim Ângela nós não tínhamos nem opinião sobre essa situação. Ao analisar percebemos que não funciona você ter um agente diferente fazendo. Você faz a linha com duas estações e alguém faz uma terceira estação. Então nós achamos por bem, que não era conveniente”, disse.
A declaração que resultou na resposta do governo estadual foi dada por Tatto à TV Estadão em 24 de fevereiro. “O governo do estado vai fazer o Metrô até o Jardim Ângela. E nós vamos fazer a estação de Metrô Jardim Ângela, junto com o terminal de ônibus. [o prazo] depende do Metrô, eles que digam quando vão fazer a obra. Se o Metrô falar 'nós vamos licitar, nós vamos fazer, a linha vai ficar pronta em 2016', a gente vai se virar e fazer”, declarou.
Fernandes explicou por que considera complicado a prefeitura fazer uma estação. “Uma estação não é um ente isolado como um terminal de ônibus. Tem de entrar a linha permanente, a energia do trem, as portas de plataforma que precisam conversar com o trem, a telecomunicação, tudo está intrinsecamente ligado à estação e a estação ao resto. Digamos que a gente tenha três empresas que ganham as obras do resto da linha e a prefeitura tenha três empresas diferentes. As integrações serão dramáticas”, ponderou. O secretário garantiu que o Metrô chegará ao Jardim Ângela, mas sem definir prazos.
O secretário comentou o recado enviado à prefeitura, em entrevista publicada no Estadão, para que se atentasse a outras demandas que poderiam atrasar as obras do Metrô. “Vamos trabalhar primeiro tudo o que tem de fazer e depois vamos pensar à frente. Vamos então elaborar. Foi por isso que eu fiz aquela matéria... fiz aquela entrevista, que saiu publicada semana passada, nesse sentido. Nós gostaríamos de resolver as pendências. E quais são: Linha 17 – Ouro, Linha 15 – Branca, que são inevitáveis, precisamos das desapropriações da prefeitura”, disse.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o secretário Jilmar Tatto não pôde conceder entrevista pois está em Londres, Inglaterra, conhecendo os sistemas de sinalização por semáforos e bilhetagem no transporte público.
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