Rodízio de carros no Recife. Funciona?

A implantação de um sistema de rodízio de carros no Recife até o primeiro semestre deste ano traz algumas preocupações em relação à eficiência da medida

Notícias
 

Fonte: Blog Mobilidade Urbana  |  Autor: Tânia Passos  |  Postado em: 19 de março de 2013

Tira-se o carro e oferece o quê em troca?

Tira-se o carro e oferece o quê em troca?

créditos: Jarbas

 

A implantação de um sistema de rodízio de carros no Recife como anunciou o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, até o primeiro semestre deste ano, traz algumas preocupações em relação à eficiência da medida.

 

Uma delas é que o rodízio irá favorecer famílias que têm mais de um carro em casa, uma tendência que já é observada na disputa por vagas nas garagens dos prédios. Outra questão pode ser o aumento da frota não apenas de carros, para quem quiser garantir a placa com números pares e ímpares, mas também de motos.

 

Hoje, já há muita gente que dispõe de carro e moto para fugir dos engarrafamentos e pode passar a querer driblar o rodízio. E essa é uma questão que vai além do trânsito e passa a ser de saúde pública.

 

Mas é preciso também chamar atenção para a ausência, hoje, de um transporte público de qualidade. Tira-se o carro e oferece o quê em troca? É mais provável que o usuário do carro encontre outros meios para se deslocar.

 

A restrição ao uso do automóvel, nunca irá agradar, mas não há, de fato, nada para se oferecer hoje. E fico me perguntando se o nosso transporte público seria suficiente para atender a demanda do transporte individual. Talvez no aperto. Pouca gente irá se submeter. O que se desenha será um aumento da frota mais rápido do que temos hoje de cerca de três mil novos carros por mês. Que cidade suporta isso?

 

Leia também:

Prefeitura do Recife e Legislativo buscam soluções para mobilidade urbana

Mobilidade urbana do Recife é debatida com a Fifa 

Locomotiva perto de sair de cena 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário