Essa semana já comentamos sobre a imprudência e a falta de educação no trânsito, mas não é apenas na rua que os problemas acontecem. Também dentro do transporte público presenciamos cenas de desrespeito entre as pessoas. No ônibus ou no metrô, não é raro ver passageiros que ignoram a área prioritária para idosos ou cadeirantes, por exemplo. Pensando em incentivar a educação entre os usuários, duas grandes empresas públicas de transporte, Transantiago (Santiago, Chile) e Metrocali - Mio (Cali, Colômbia), lançaram campanhas interessantes, recentemente.
Na capital chilena, cartazes com mensagens de respeito foram espalhados em 90% da frota do Transantiago, ou seja, em 5 mil veículos, e também em 700 pontos de ônibus. “Sabemos que alguns usuários têm comportamentos que afetam outros, como usar o espaço para descapacitados, sentam no chão do ônibus ou escutam música sem fones. Esperamos que tomem consciência e se deem conta que a viagem pode ser melhor quando se respeita os demais”, disse o Ministro de Transportes e Telecomunicações do Chile, Pedro Pablo Errázuriz, ao jornal Metro.
Aproximar as pessoas e difundir o respeito no transporte público também é o foco principal das campanhas em Cali, Colômbia. Com o tema “Mio es tu progreso”, a iniciativa dissemina valores de respeito, solidariedade e coletividade entre os passageiros do sistema. A ação é feita por meio de vídeos curtos que passam em canais da rede de televisão local. Confira abaixo: