As datas foram divulgadas, nesta quinta, pelo prefeito Eduardo Paes, durante apresentação do Plano Estratégico para o quadriênio 2013-2016. Outra novidade, para este ano, é que os cariocas poderão consultar pela Internet os alvarás de estabelecimentos comerciais — como casas de show e restaurantes —, e saber sobre a situação de segurança, data da última vistoria, entre outras informações.
O plano foi apresentado ao Conselho da Cidade, no Palácio da Cidade, em Botafogo. Em 2013, são 196 metas estipuladas (mais cinco acordos ainda não definidos) para 43 órgãos municipais, com investimentos de R$ 250 milhões. Também fazem parte dos principais objetivos a serem cumpridos, até dezembro, a expansão do prontuário eletrônico a 20 unidades de saúde do município e a implantação do ponto biométrico nos hospitais Salgado Filho, Miguel Couto, Lourenço Jorge e Souza Aguiar.
De acordo com a Secretaria Especial de Ordem Pública — responsável pela implantação da consulta via web dos estabelecimentos comerciais —, esse sistema deve ficar disponível a partir de agosto. Para o chefe da Casa Civil e coordenador-geral do Plano Estratégico, Pedro Paulo Carvalho Teixeira, a novidade vai viabilizar medidas de prevenção: “Vamos expor isso para que a gente possa tomar medidas, como fazer um mutirão com Corpo de Bombeiros, de dar o alvará ou cassar de quem estiver irregular”.
Leia também:
Alerj vota projeto de empréstimo para obras da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro
Táxis elétricos começam a circular no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, passageiros sofrem com poucos ônibus no Metrô