A Prefeitura do Recife, junto com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), anunciaram nesta quarta-feira (13) a união de esforços para solucionar problemas de mobilidade urbana na capital pernambucana.
O início da parceria se dará com a inclusão no planejamento plurianual do município de um relatório sobre o tema, produzido pela Alepe. Intitulado “Desafios da Mobilidade”, o documento traz um diagnóstico sobre o assunto no País, com destaque para a Região Metropolitana do Recife.
“Esse é mais um material importante que vai servir como orientação para fecharmos as nossas ações na área de mobilidade. Um trabalho que traz conclusões muito próximas do que está no nosso Programa de Governo. Os deputados trouxeram um material rico sobre um tema que é tão importante para garantir a qualidade de vida da população”, afirmou Geraldo Julio.
O relatório foi resultado de 12 audiências públicas realizadas em 2012 com especialistas em trânsito e transporte público; além da participação da Universidade Federal da Pernambuco (UFPE), prefeitos da RMR e ex-prefeitos do Recife. O documento reúne muitas sugestões para melhorar a mobilidade e o transporte coletivo.
Participaram da reunião os deputados Silvio Costa Filho - que preside a comissão -, João Fernando Coutinho, Júlio Cavalcanti e José Maurício Cavalcanti - esses integrantes da comissão -, e o também parlamentar Sebastião Rufino. Os secretários João Braga (Mobilidade e Controle Urbano), Sileno Guedes (Governo e Participação Social) e Fred Oliveira (Relações Institucionais) também estiveram presentes.
Leia também:
Mobilidade urbana do Recife é debatida com a Fifa
Locomotiva perto de sair de cena
Brasil vai inaugurar mais de 250 km de BRT em 2014