Depois de conferir in loco o andamento das obras na Arena Pernambuco na manhã da última terça (5) e almoçar no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, Jérôme Valcke seguiu para uma reunião fechada com representantes do Governo do Estado, da Prefeitura do Recife, da Odebrecht, do Comitê Organizador Local (COL), e com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Na pauta, detalhes do que ainda falta fazer na Arena e, é claro, a mobilidade urbana, um dos maiores calos da Região Metropolitana do Recife.
Em relação à Arena, as ações mais importantes são o transporte do gramado, que está sendo plantado no Centro de Treinamento do Náutico, na Guabiraba, a fixação por completo dos assentos e os acabamentos na fachada.
“Falamos também sobre os projetos viários, que seguem rigorosamente o cronograma e ficarão prontos até maio para a utilização na Copa das Confederações. Em linhas gerais, Valcke gostou do que viu e comentou que o Recife saiu do foco de preocupação da Fifa”, garantiu Ricardo Leitão, secretário estadual da Copa.
Vale a pena destacar que a comitiva da Fifa e do COL desembarcou no Aeroporto Internacional do Recife por volta das 11h30 e seguiu, de carro, até a Arena. Diferentemente da última segunda-feira, quando a chuva causou muitos transtornos, ontem, apesar do tempo nublado, não houve maiores problemas no deslocamento até São Lourenço.
“Uma série de projetos vieram no “guarda chuva” da Copa do Mundo. Serão corredores de ônibus e Terminais Integrados que vão beneficiar a população no pós-Copa”, disse o Governador Eduardo Campos.
As principais obras para a Copa das Confederações: duplicação da BR 408 (concluída); viaduto sobre a BR 408 (92%); Estação Cosme e Damião do Metrô (85%); TI do TIP (77%); Ramal Cidade da Copa (70%) e TI Cosme e Damião (28%).
A Arena será inaugurada dia 14 de abril e vai receber três jogos da Copa das Confederações, entre eles, Espanha e Uruguai, dia 16 de junho.
Leia também:
Locomotiva perto de sair de cena
Brasil vai inaugurar mais de 250 km de BRT em 2014
No Recife, bicicletada por espaço