Terapeutas do trânsito em São Paulo

Buzinas desnecessárias, ultrapassagens apressadas, bufos e gritos. Infelizmente, isso faz parte do dia a dia do trânsito em grandes cidades brasileiras

Notícias
 

Fonte: Movimento Conviva  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 07 de março de 2013

Terapeutas do trânsito em São Paulo

Terapeutas do trânsito em São Paulo

créditos: Alan Vecchi/Divulgação

 

Foi pensando que a vida pode ser mais tranquila nas ruas que nasceu o “Terapeutas do Trânsito” (conhecidos anteriormente como “Psicólogos do trânsito”), organização sem fins lucrativos que vai até o farol e acalma quem estiver, como diriam nossos avós, com fogo saindo pelas ventas.

 

Certamente, tanto os mais chateados quanto os que estão numa boa são impactados pelos sorrisos provocados pelo grupo. Porque pessoas incríveis fazendo malabarismos para chamar a sua atenção logo ali, na faixa de pedestres, merecem que repensemos a forma como se convive nas ruas, né?

 

Nós conversamos com Gui Brandão, idealizador do projeto. O bate-papo está abaixo e deixamos as portas abertas caso você tenha alguma curiosidade sobre os terapeutas – pergunta, que a gente responde!

 

Qual o balanço do projeto – seu alcance e retorno -, desde o início?

Quando começamos a ONG, não imaginávamos esse feedback tão positivo! São inúmeras propostas para montar filiais em outros estados (montamos a nossa primeira filial em Canoas – RS), muitos voluntários querendo fazer parte, reconhecimento de pessoas influentes, etc.

Mas o que mais nos emociona, são os motoristas… Através de buzinas, sorrisos, abraços, lágrimas e-mails! São eles que dão o combustível para que continuemos… São eles que mostram que estamos no caminho certo! Os motoristas são nossa bússola, para mostrar se o caminho está certo ou não!

 

Quais histórias mais motivam vocês a continuarem promovendo paz e gentileza no trânsito? Cite uma situação comovente que marcou o trajeto do Terapeutas do Trânsito.

Estávamos fazendo um dos nossos números, o FREE HUGS (Abraço Grátis), e uma dupla de palhaços parou em frente a uma motorista e ofereceu o abraço! Ela disse “não”, movimentando a cabeça negativamente, mas eles viram nos olhos daquela moça que tinha algo errado ali, de que não era apenas nervosismo decorrente do trânsito! Visto isso, ofereceram mais uma vez e com os olhos cheio de lágrimas ela abriu o vidro e disse: “hoje é meu aniversário e ninguém me deu parabéns!”… Foi então que o palhaço abriu a porta do carro e começou a cantar parabéns. Quando a motorista percebeu, estavam todos os voluntários e os motoristas batendo palmas e cantando parabéns para ela.O choro foi inevitável, mas o sorriso também…

 

De que jeito é mais fácil atingir os motoristas que estão parados em um farol, para mudar um humor de ruim para bom?

Acreditamos que o motorista nervoso, sem paciência e estressado, é capaz de fazer loucuras, como brigar com outro motorista só porque entrou na sua faixa sem dar uma simples seta! Mas se esse motorista parar em uma de nossas “blitz do sorriso”, resgatar seus sonhos e sorrir, todo aquele nervosismo vai embora no sorriso e ele chegará ao seu destino mais calmo, mais alegre e sonhador, sem deixar que outro motorista, não dando uma simples seta, estrague ainda mais seu dia!

 

Qual a maior dificuldade do dia a dia de vocês?

Não diria DIFICULDADE, pois quando se faz algo por amor, de coração e sem pensar em retorno, não existe nada que te faça desanimar! Mas somos independentes, então sustentamos a ONG do nosso bolso… Talvez se tivéssemos alguma ajuda, seria mais rápido esse processo de expansão!

 

Foto: Alan Vecchi/Divulgação

 

E você, como vive e convive no trânsito? Já viu os psicólogos em São Paulo?

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário