Foram autorizadas verbas do Programa de Aceleração do Crescimento de Mobilidade, do governo federal, para projetar e construir a primeira etapa do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT.
A liberação dos R$ 800 milhões para o projeto foi anunciada nesta quarta-feira pela presidenta Dilma Rousseff em reunião do Ministério das Cidades com prefeitos e governadores no Palácio do Planalto. Outros R$ 26,8 milhões também foram liberados para pavimentação e qualificação das vias urbanas da cidade. De São José dos Campos estiveram presentes o prefeito e secretário de Transportes.
A proposta de implantar um VLT em São José dos Campos foi retomada pela administração e passou por um processo de readequação técnica para garantir sua viabilidade. “Desde o fim do ano passado temos feito um grande esforço junto ao governo federal para adequar a proposta a moldes que sejam possíveis de ser atendidos pelo PAC. Assim conseguimos separar a proposta em módulos e reduzir os custos de projeto”, relembra o prefeito de São José dos Campos, que já havia tratado do tema com a ministra do Planejamento Miriam Belchior no ano passado e com a própria presidenta Dilma neste ano. Este esforço da prefeitura municipal foi essencial para garantir a liberação das verbas e consolidar a implantação do novo sistema de transporte, que prevê um enorme impacto na forma como a cidade se locomove.
A implantação do VLT é prevista para ser iniciada a partir da zona Sul da cidade, começando na região dos bairros D. Pedro II e Campo dos Alemães, passando pela região do Bosque dos Eucaliptos e Satélite até a altura da Via Dutra, em frente ao Vale Sul Shopping, num trajeto de cerca de 15 km. A partir de então a meta do governo é interligá-lo ao Centro e posteriormente à região Leste.
Impacto Urbano e Social
Nesta primeira etapa, no trecho Sul, a população atendida direta e indiretamente é de 215 mil habitantes. Segundo estudos do Ipplan, nesta região ocorrem hoje mais de 184 mil deslocamentos de transporte coletivo por dia e quase 241 mil viagens de transporte individual.
Já a capacidade estimada do sistema VLT pode atingir até 200 mil passageiros por dia, transformando completamente a realidade do transporte na região.
Entre desenvolvimento do projeto e realização desta primeira fase da obra, a estimativa é de um prazo de 4 anos.
Conteúdo nacional
Pelas regras do PAC, pelo menos 80% dos produtos manufaturados da obra devem ter conteúdo brasileiro. Já os serviços devem ser 100% nacionais.
O VLT – Veículo Leve sobre Trilhos é um recurso que permite repensar as cidades com mobilidade sustentável, assegurando a qualidade do serviço e a revitalização do espaço urbano. Além de transportar usuários com segurança e conforto, o sistema gera empregos e proporciona mais liberdade à população.
Velocidade máxima: 80 km/h
Velocidade comercial (média): 30 km/h
Veículo com 2,65 m de largura em média
Capacidade aproximada 400 passageiros/veículo
Estimativa de 13 mil passageiros/hora (pico)
Pavimentação
Além dos recursos do VLT, São José dos Campos também foi contemplada com obras de pavimentação de diversas ruas, como a João Batista Ortiz Monteiro, que faz a ligação da Via Oeste com a Avenida Cassiano Ricardo. Também serão beneficiadas as principais vias do bairro Pousada do Vale, garantindo asfalto nos corredores de ônibus. A outra área atendida é a Rua Lindaura Aparecida Ferreira de Souza, na região do Eugênio de Melo.
Leia também:
Em São José dos Campos, prefeitura revê metas do 'Calçada Segura'
Em São José dos Campos, calçadas seguras para todos
VLT de São José dos Campos é apresentado