Toda última sexta-feira do mês, quem trafega pelo Recife à noite já pode ter esbarrado com um grupo de ciclistas “atrapalhando o trânsito”. Sim, porque quem está dentro do seu carro com ar-condicionado dificilmente vai querer ceder seu lugar na faixa de rolamento para dar passagem a um veículo não motorizado.
O que talvez esses motoristas não saibam é que essas bicicletas estão nas ruas justamente para mudar esse tipo de postura. É a isso que se propõe a Massa Crítica, um manifesto mundial para divulgar a bike como meio de transporte que pode e deve ocupar um espaço digno nas vias urbanas. Na capital pernambucana, a edição do Massa Crítica completa quatro anos hoje.
Não estamos atrapalhando o trânsito. Somos o trânsito. O lema mundial da bicicletada é levado ao pé da letra pelos cerca de 250 participantes que comparecem à Praça do Derby, ponto de encontro dos manifestantes. São jovens, crianças e idosos, ciclistas, skatistas ou patinadores de carteirinha e iniciantes, que se reúnem para compartilhar lições de mobilidade sustentável. Hoje, às 18h, o grupo promove bicicletada em comemoração aos quatro anos do manifesto no Recife.
Leia também:
Bairro do Recife será fechado para carros aos domingos
No Recife, ciclovias pedem socorro
Pedestres perdem na briga com carros nas ruas e calçadas do Recife