Em Icoaraci e vários bairros da capital paraense, as calçadas são ocupadas irregularmente de diferentes maneiras, por carro, lixo e entulhos. Os pedestres ficam sem espaço e precisam se arriscar andando entre os carros.
Na travessa São Roque, uma das principais do distrito de Icoaraci, centenas de pessoas passam todos os dias pelo local e são obrigados a andar pelo meio da rua porque o espaço em que deveria ter calçada está tomado pelo mato.
A reportagem flagrou adultos e crianças andando em meio aos carros. “Eu acho muito ruim, porque a gente precisa caminhar, aqui tem uma escola próximo, onde mães levam as crianças. É muito difícil, é carro toda hora, bicicleta, motos”, conta uma moradora. “A gente vai pela beira da rua, arriscado de bater a gente, que atravessa com criança, é perigoso”, relata ainda outra moradora.
Já no bairro da Terra Firme são os entulhos que atrapalham a passagem dos pedestres. “Nós pedestres não podemos andar direito pelas calçadas porque tem carro, tem entulho que o pessoal joga. Está faltando respeito”, afirma a moradora.
No bairro da Cidade Velha, na rua Tomázia Perdigão, mais uma vez o pedestre não tem vez. De um lado a calçada é bem estreita, do outro lado da rua o local que seria de segurança para o pedestre é ocupado pelos carros.
Estacionar na calçada é infração grave, que resulta em cinco pontos na carteira de habilitação e até em possível remoção do veículo. A Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub) disse que faz fiscalização de infrações de trânsito diariamente.
Leia também:
Em Belém, reunião busca integrar projetos de BRT do município e estado
BRT de Belém será entregue só no ano que vem
Governo inicia contratação de consultoria internacional para o BRT da BR-316 de Belém