Lei Seca: em Aracaju, teatro e palestra são usados para conscientizar universitários

Secretaria municipal de Trânsito e faculdade particular firmam parceria para realizar ação educativa que debateu mobilidade urbana e segurança viária

Notícias
 

Fonte: Especial para o Mobilize  |  Autor: Raquel Passos  |  Postado em: 20 de fevereiro de 2013

Grupo teatral empolga e educa, em ato sobre a Lei

Grupo teatral empolga e educa, em ato sobre a Lei Seca

créditos: Divulgação

 

Apresentação artística e palestra educativa. Com estes recursos a prefeitura municipal de Aracaju (SE) reuniu uma plateia de jovens universitários para tratar de um tema polêmico: a Lei Seca. O evento foi realizado durante uma aula inaugural na Faculdade Maurício de Nassau, na noite da última segunda-feira (18). 

 

Para abrir o ano letivo, a organização do evento contou com a intervenção do grupo teatral “A Gente na Rua”, que usou de criatividade para abordar a relação perigosa que existe entre ingestão de bebida alcoólica e direção. 

 

Durante o espetáculo, os alunos viram o ambiente da instituição transformar-se em um bar e restaurante. Os atores interpretavam agentes de trânsito e orientavam os estudantes/cidadãos sobre as regras que devem ser obedecidas para cumprir a nova lei antialcoólica. A cena culmina com a aparição de um dos atores que, “vestido de bêbado”, é abordado pela fiscalização e mostra sinais visíveis de embriaguez. O tom didático, mas não formal, da apresentação convenceu a todos.

 

Em seguida, a palestra de Nelson Felipe da Silva Filho, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), lembrou a necessidade de se evitar esse tipo de ocorrência. “O acidente acontece num estalar de dedos. Respeitar a sinalização e a lei é ficar alerta aos perigos no trânsito e, assim, vivenciá-lo com humildade”, destacou o superintendente, acrescentando: “Sempre digo que a máxima ‘gentileza gera gentileza’ deve ser lembrada quando estamos compartilhando o ambiente coletivo. O trânsito é apenas um encurtador de caminhos, e não pista de corrida ou rally”, finalizou Felipe.

 

Mobilidade urbana e segurança viária

Já o perito e especialista em psicologia do trânsito, Marco Aurélio Costa, falou sobre Mobilidade Urbana e Segurança Viária: “Não podemos deixar que o sonho se perca em um momento impensado no trânsito ao transgredir uma lei. Somos vulneráveis a esse tipo de ação”, reforçou o estudioso.

 

Para o diretor da Faculdade Maurício de Nassau, Sérgio Araújo, o momento foi esclarecedor e providencial para dar início ao ano letivo: “Poucas palestras foram tão proveitosas e contundentes. Fantástica também a ideia passada pelo grupo teatral, que além de nos emocionar, educou, ao nos fazer pensar na probabilidade de um acidente”.

 

A coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Mônica Liberato, disse que a proposta é organizar ações educativas como esta o ano inteiro. Às instituições interessados em participar das ações educativas da SMTT, ela pede que entrem em contato com a coordenadoria de Educação para o Trânsito, no tel. (79) 3179-1450.

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário