Problemas, sobretudo, estruturais se tornaram realidade e verdadeiros desafios para a nova administração municipal, que assumiu o governo em janeiro deste ano. Um dos maiores, a mobilidade urbana, segue na lista das prioridades da Secretaria de Mobilidade Urbana e Acessibilidade e do Executivo Municipal.
Em visita ao gabinete do prefeito Alexandre Lindenmeyer, o Superintendente da Metroplan, Oscar Escher, apresentou uma série de pautas comuns ao município do Rio Grande, todas relacionadas ao desenvolvimento articulado da Metade Sul.
Num dos pontos da conversa, que tratou, entre outros assuntos, sobre infraestrutura, o Chefe do Executivo manifestou o interesse em investir no transporte hidroviário como alternativa de deslocamento de pessoas, auxiliando no desafogamento do trânsito da cidade, que comporta aproximadamente 90 mil veículos. "Queremos avaliar a possibilidade de construção de um atracadouro nas proximidades do Jockey Club e outro no Dique Seco, dois pontos de intenso fluxo de pessoas e veículos", sugeriu.
O prefeito destacou que, além de se tornar mais uma alternativa de transporte para a população rio-grandina, a opção teria um elevado potencial turístico. A integração de modais de Rio Grande e São José do Norte, através do uso de bilhete único, também foi apontada por Lindenmeyer como uma necessidade, haja vista o desenvolvimento de ambos municípios.
Sensível ao apelo, o Superintendente da Metroplan se mostrou interessado com a proposta e sugeriu ao Executivo que solicite estudos de viabilidade para avaliar as possibilidades. "Rio Grande é um lugar diferenciado, que possui demanda e que merece toda a nossa atenção", salientou. Para auxiliar o andamento desta e de outras pautas importantes para o desenvolvimento da região, o prefeito colocou o município à disposição para a instalação de um escritório regional da Metroplan.
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