Linha Laranja do Metrô de SP ganha licença ambiental e deve começar em 2014

Linha-6 Laranja do Metrô vai ligar a Brasilândia (ZN) à região central. Investimento é de R$ 7,8 bi

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Fonte: G1 SP  |  Autor: Márcio Pinho  |  Postado em: 30 de janeiro de 2013

Detalhe do futuro mapa da rede com traçado da linh

Detalhe do futuro mapa da rede com traçado da linha 6

créditos: Divulgação/Metrô

 

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira (30) o lançamento do edital de licitação da futura linha 6-Laranja do Metrô, que vai ligar a Brasilândia, na Zona Norte, até a região central de São Paulo.

 

Um dia antes (29) obra obteve sua primeira licença ambiental. O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou por unanimidade o estudo e o relatório de impacto ambiental (EIA/Rima) do empreendimento.

 

A licença prévia emitida pelo órgão é a primeira etapa do licenciamento. Agora, o governo do estado tem de pleitear a licença de instalação, o que deve ocorrer em breve. Nesta quarta, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deverá anunciar o lançamento do edital para a realização da obra.  A expectativa do governo do estado é que as obras da nova linha metroviária sejam iniciadas em julho de 2014 - no ano passado, o governo estimava que o início seria em 2013.

 

O vice-governador Guilherme Afif Domingos viajou a Londres nesta semana para se encontrar com empresários e tentar atrair parceiros. A linha 6 será construída por meio de uma PPP (parceria público-privada), que é um contrato de prestação de serviços ou obras. As empresas são pagas diretamente pelo governo para realizar uma tarefa, no caso, construir a linha de metrô. Podem ainda obter parte de seu retorno financeiro explorando o serviço - no caso do Metrô, ficam com parte do dinheiro pago pelos usuários.

 

O investimento previsto para a linha é de R$ 7,8 bilhões - metade disso sairá dos cofres do estado, e a outra metade, das empresas que firmarem a PPP.

 

Trajeto

Na sua primeira fase, a Linha 6-Laranja ligará a estação São Joaquim, já existente na Linha 1-Azul, à futura estação a ser construída no bairro de Vila Brasilândia. A linha passará por bairros como Sumaré e Higienópolis - uma estação que ficaria na Avenida Angélica encontrou resistência dos moradores locais.

 

O trajeto terá 15,9 km incluindo pátios e 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba - Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompéia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica - Pacaembu, Higienópolis - Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O governo projeta que 29 trens irão atuar ao longo do percurso. Ela fará conexão com outras linhas da CPTM e do Metrô, com a Linha 4-Amarela.

 

A intenção do Metrô é, posteriormente, aumentar em linha a partir da Estação São Joaquim em direção à Zona Leste, passando por estações como a Mooca, da CPTM, e chegando até o bairro de Cidade Líder. A outra ponta, que inicialmente vai até a Brasilândia, também será estendida até a região da Rodovia dos Bandeirantes, passando pelo futuro centro de convenções de Pirituba, o Piritubão.

 

Desapropriações

Em maio de 2012, o governo de São Paulo decretou a desaproriação de 406 imóveis nos bairros paulistanos da Freguesia do Ó, Lapa, Barra Funda, Perdizes, Consolação, Bela Vista e Liberdade. Eles serão desocupados por via amigável ou judicial para dar lugar ao futuro trecho da linha 6 - Laranja do Metrô.

 

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Comentários

emidio - 25 de Abril de 2013 às 13:54 Positivo 0 Negativo 0

é mentira que moradores de higienopolis não queiram metrô pontos de bus tem pipoqueros etc e maioria dos habitantes sabe como é europa e mew york então isso é jogo pra economizar estação! não da outra na amarela também precisaria mais estações!!!

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