Prefeitura pretende ampliar quilometragem de ciclovias em Londrina

O projeto para melhoria e ampliação das vias para ciclistas está a cargo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul)

Notícias
 

Fonte: O Diário.com  |  Autor: Juliana Leite  |  Postado em: 18 de janeiro de 2013

Ciclovia em Londrina/PR

Ciclovia em Londrina/PR

créditos: Divulgação

 

Além do projeto de ampliação das ciclovias, o Ippul, departamento ligado à prefeitura de Londrina, analisa os projetos já executados para promover melhorias nessas faixas para bicicletas. A intenção é retomar a licitação das faixas para os ciclistas na Avenida Saul Elkind, na zona norte da cidade, além de buscar outras propostas.

  

De acordo com a gerente de trânsito do Ippul, Cristiane Biazzono Dutra, na Avenida Waldemar Spranger, localizada na região sul, perto da Avenida Harry Prochet, foram retirados os primas de concreto - mais conhecidos como "tartarugas", que tinham sido colocadas pela administração anterior - pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) - e eram alvo de reclamações constantes de moradores e comerciantes da região.

 

"Inclusive o Ippul já havia se manifestado contra o uso das tartarugas. A intenção é que a ciclovia ficasse no canteiro central, caso a Copel autorizasse essa possibilidade", comentou Dutra.

 

Pesquisa

Desde outubro de 2012, uma pesquisa do Ippul disponibilizada na internet busca traçar o perfil dos usuários de bicicletas no município. São requeridas informações sobre a faixa etária, renda familiar, finalidade do deslocamento com a bicicleta, viagem até o destino final.

 

Cristiane lembra que o documento ainda está disponível no link. O objetivo é elaborar ações para a implantação de infraestrutura cicloviária em Londrina. "Queremos conhecer o ciclista", destacou.

 

Após duas licitações não terem apresentado interessados, o município vai reavaliar o orçamento do projeto que prevê a instalação de uma ciclovia com 5.788 quilômetros extensão no canteiro central da Avenida Saul Elkind, na zona norte da cidade. O valor máximo estimado para a obra era de R$ 640.886,23 mil, mas pode sofrer uma alta após as análises.

 

Atualmente o município conta com 17 quilômetros de ciclovia de um total de 66km almejados pela Prefeitura de Londrina. A Prefeitura tenta angariar US$ 42 milhões em empréstimos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para promover as obras.

 

Leia também:

Ponto de ônibus é instalado no meio de ciclovia em Londrina 

Dificuldades de pedestres e motoristas levam Ippul a reavaliar obras em avenida de Londrina 

Detran/PR lança campanha de conscientização de acidentes de trânsito 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário