A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) espera liberar para o público a ciclovia da rua Sete de Setembro, no centro de Porto Alegre, no próximo dia 25. As obras, que começaram no dia 7, receberam nesta segunda-feira (14) os trabalhos de pintura da pista, feita com tinta termoplástica na cor vermelha. A via exclusiva para bicicletas terá 185 m, entre a avenida Borges de Medeiros e a rua General Câmara, e mais 400 m, entre as ruas Caldas Júnior e Padre Thomé.
Além deste novo espaço de deslocamento para os ciclistas, a meta para o primeiro semestre deste ano será a construção de outras quatro novas ciclovias: na rua Dona Adda Mascarenhas de Moraes, na zona Norte, com 1,2 km, entre Karl Iwers e a Vitório Francisco Giordani; na avenida Chuí, na zona Sul, com 650 m, entre as avenidas Icaraí e Diário de Notícias; e na rua José do Patrocínio e na avenida Loureiro da Silva, com 2 km.
Atualmente, Porto Alegre conta com 11 km de ciclovias e ciclofaixas. “A cidade está avançando cada vez mais na construção de espaços para o deslocamento de ciclistas. Novos projetos estão em andamento para o primeiro semestre de 2013. Em um futuro próximo, faremos a ligação das redes cicloviárias”, assinalou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
Com a implantação da pista para ciclistas na Sete de Setembro, o terminal dos lotações da linha Rio Branco foi deslocado para a rua Caldas Júnior. A medida representou na redução de vagas de estacionamento na via. Desavisados, alguns condutores de automóveis acabaram estacionando os veículos na área destinados aos lotações, o que gerou pequenos conflitos.
Leia também:
Metrô de Porto Alegre: obras devem começar até setembro
Para ciclistas, ciclovia no Centro de Porto Alegre incentiva lazer e não mobilidade
Começa nesta segunda a implantação da ciclovia no centro de Porto Alegre