Os consórcios responsáveis pelas obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e da Arena Pantanal na Grande Cuiabá ampliaram a jornada de trabalho para o período noturno, a fim de acelerar os trabalhos e garantir a conclusão das obras dentro do cronograma previsto pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).
Na Arena, 700 operários trabalham em turnos diurnos (das 7h às 17h) e noturnos (das 20h às 5h). No terceiro turno, 90 trabalhadores executam os serviços de estrutura metálica setor sul, alvenaria setor, armação de arquibancadas do setor leste e acabamento de arquibancadas no setor leste.
Nas obras do VLT que já estão sendo executadas nas avenidas da FEB, em Várzea Grande, e Fernando Corrêa da Costa, na Capital, a implantação do terceiro turno serviu para executar melhor algumas fases da obra que dependem da redução do fluxo do trânsito.
Nessas avenidas estão sendo construídos viadutos e uma trincheira, obras que complementam a implantação do VLT. No período noturno, estão sendo executados serviços como escavação mecânica e manual, fundação das vigas de coroamento, locação geométrica de redes, remoção de interferências e implantação de estrutura das calçadas para colocação de cabo de fibra ótica.
O secretário da Copa, Maurício Guimarães, vistoriou os serviços que estão sendo realizados no terceiro turno, na noite de quarta-feira (9), nas obras de construção da Trincheira do KM Zero, na Avenida da FEB, e na Arena Pantanal.
“O terceiro turno foi implementado efetivamente a partir de agora e estamos conferindo de perto a execução das obras para garantir o cumprimento do cronograma”, disse.
Leia também:
Formalizada transferência de R$ 727 mi para VLT de Cuiabá
Trilhos do VLT de Cuiabá chegam em janeiro de 2013, diz Secopa
VLT de Cuiabá não fica pronto até a Copa, aponta Tribunal de Contas da União