Dez estações de bicicletas do Recife foram inauguradas na terça-feira (8) em solenidade na Praça do Arsenal da Marinha, Bairro do Recife, área central da cidade. Os responsáveis pelo desenvolvimento e implantação do projeto se surpreenderam com o grande número de pessoas inscritas no primeiro dia. Eram esperados 100 cadastros, mas 700 usuários se inscreveram para usar o sistema.
São 100 bicicletas disponíveis nas dez estações espalhadas pelos bairros de Santo Antônio, São José, Santo Amaro e Bairro do Recife. "O projeto PortoLeve já começou com grande procura e tem tudo para ser um sucesso", afirmou o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya. A inscrição que pode ser feita no site do projeto e custa R$ 10 por mês.
As bicicletas podem ser utilizada por até 30 minutos. Após esse tempo, o usuário deve devolvê-la na estação mais próxima. Depois de 15 minutos, ele pode destravar outra bike e realizar um novo deslocamento nos próximos 30 minutos. Se estrapolar o horário de devolução, o usuário terá que pagar uma multa de R$5. As bicicletas ficarão disponíveis das 6h às 22h.
Onde estão localizadas as estações:
1. Av. Cais do Apolo (ao lado da parada de ônibus próxima à Prefeitura do Recife);
2. Praça Tiradentes (próximo ao C.E.S.A.R);
3. Praça do Arsenal da Marinha (No prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico);
4. Travessa do Bom Jesus (na esquina com Rua do Apolo);
5. Cais do Porto (antigo Bandepe);
6. Livraria Cultura;
7. Terminal de Passageiros de Santa Rita;
8. Rua da Aurora (na frente da Contax);
9. Rua Capitão Lima;
10. Rua Bione.
Leia também:
Grandes obras afetarão o trânsito do Recife em 2013
Entrevista com a futura presidente da CTTU
Região Metropolitana do Recife precisa de mais linhas de Metrô e VLT