Um serviço de aluguel de bicicletas deve ser implantado em Goiânia a partir de março, de acordo com a prefeitura da cidade. Segundo o projeto, em fase de licitação, no total, serão 60 estações com 10 bicicletas cada uma.
O aluguel deverá custar R$ 3 por dia ou R$ 10 por mês. A pessoa chega, paga e sai pedalando. Depois, é só devolver o equipamento em qualquer estação.
Adepto das pedaladas, o médico Rodolfo Rezende gostou da ideia. "Aí a cidade vai acostumando a dividir o espaço com as bicicletas. Acho importante. Começa de pouco até chegar num ponto de equilíbrio", diz.
Preocupação
Diante da novidade, surge uma questão: a capital está preparada para receber um grande número de ciclistas nas ruas? A maior preocupação é com a segurança dos usuários desse meio de transporte.
Para a advogada Karine Neves, o projeto é uma "utopia". "Vai andar aonde? Aluguel de bicicletas para quem?", questiona.
Em Goiânia, há poucos espaços reservados aos adeptos da bicicleta. Nos parques, a pista exclusiva nem sempre é respeitada. Outro ponto é a GO-020. A pista começa em frente ao Centro Cultural Oscar Niemeyer e termina perto de um condomínio de luxo.
Dentro da cidade só existe uma ciclovia. Ela começa próximo ao Terminal Praça da Bíblia e tem aproximadamente 3 quilômetros de extensão. No entanto, a via é pouco utilizada. A pista termina na Praça Cívica. A partir dela, quem quiser seguir de bicicleta tem de enfrentar o trânsito do centro da cidade, disputando espaço com carros, motos e ônibus.
Atraso
A prefeitura prometeu para o ano passado a construção de uma ciclovia que ligaria o Campus II da Universidade Federal de Goiás (UFG) até a Praça Universitária, no Setor Universitário. Mas o projeto, com oito quilômetros de pista, ainda não saiu do papel.
Para o chefe de gabinete do prefeito, Nelcivone Soares de Melo, uma coisa não exclui a outra. "O sistema de locação de bicicletas não depende de ciclovias", garante. De acordo com ele, serão realizadas campanhas educativas para ensinar motoristas a respeitar o espaço das bicicletas nas ruas.
O aluguel de bicicletas já existe no Rio de Janeiro, Campinas e no Rio Grande do Sul. Em Goiânia, o projeto está em fase de licitação.
Leia também:
Projeto de VLT de Goiânia precisa de ajustes, aponta relatório
Em Goiânia, BRT é a aposta para mudar o rumo do transporte público
Motoristas mulheres se destacam no transporte coletivo de Goiânia