O Projeto Cidade Bicicleta foi lançado em 2012 e deve ter as primeiras obras iniciadas no primeiro semestre de 2013.
Conforme informado na apresentação do programa, disponibilizada pela Secretaria de Planejamento da Bahia, o foco dos trabalhos será direcionado a Salvador e sua macrorregião. A proposta é de que sejam construídos 217 quilômetros de ciclovias, a partir do investimento de R$ 41 milhões, como noticiado pelo jornal A Tarde e pelo site Vá de Bike.
A escolha dos locais beneficiados está intimamente ligada ao planejamento urbano para a recepção dos jogos da Copa de 2014. Portanto, as proximidades da Arena Fonte Nova, em Salvador, e a ligação entre o centro da cidade, os pontos turísticos e as praias devem ser os primeiros pontos a receberem a nova estrutura, com 64 quilômetros.
Atualmente a capital baiana possui uma malha cicloviária muito pequena, com apenas 20 quilômetros de pistas exclusivas para bicicletas. A mudança deve ter impactos positivos não somente durante o período da Copa, mas deve deixar um legado importante para a população local.
O plano inclui, além da reestruturação física, o incentivo ao comércio e produção de bicicletas. Para que isto seja possível, o governo investirá em trabalhos de conscientização, oferta de bicicletas populares, acessíveis à maior parte dos soteropolitanos, e ainda priorizará parcerias, patrocínios, programas educativos e competições esportivas.
Leia também:
Falta de estrutura agrava crise no trânsito de Salvador
Mais de 800 mil carros entopem ruas de Salvador e vem aí mais 50 mil até 2014
Bahia licita projeto "Cidade Bicicleta"