Trilhos do VLT de Cuiabá chegam em janeiro de 2013, diz Secopa

Já os 40 vagões dos trens do novo sistema de transporte começam a chegar em MT em meados de agosto de 2013, diz secretário da Copa

Notícias
 

Fonte: Midia News  |  Autor: Lislaine dos Anjos  |  Postado em: 18 de dezembro de 2012

Concepção arquitetônica do sistema VLT, na Avenida

Projeção arquitetônica do VLT, na Avenida da FEB

créditos: Divulgação/Secopa

 

Os trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – modal de transporte escolhido pelo governo do Mato Grosso para a Copa do Mundo de 2014 – começam a ser entregues na capital em janeiro de 2013. Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), a implantação dos trilhos terá início imediatamente.

 

O secretário da Copa, Maurício Guimarães, afirmou que o primeiro trecho a receber os trilhos será a Avenida XV de Novembro, seguida pela Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA).

“Nós começamos a preparar o canteiro central para receber os trilhos, que já foram comprados pelo Consórcio VLT Cuiabá e serão lançados nos 22,2 km do modal de transporte”, disse.

 

Já os 40 vagões que serão utilizados para transportar os cuiabanos, quando o modal estiver em operação, começam a chegar em Mato Grosso em meados de agosto de 2013, segundo o secretário.

 

“Os vagões começam a chegar entre julho e agosto do ano que vem. Quatro estão previstos para chegar primeiro. Depois, vão chegar cerca de 10 por mês. Já até começamos a fazer o pátio de manutenção”, afirmou Guimarães.

 

As interdições nessas duas avenidas estão previstas para logo após o Natal, em 26 de dezembro, provocando mais mudanças no trânsito de Cuiabá.

 

Caos no trânsito

A ampliação das frentes de trabalho do VLT em Cuiabá e Várzea Grande prometem complicar ainda mais a vida dos motoristas, segundo o secretário.

 

“Nós vamos ter um trânsito, que hoje já está difícil, ainda mais complicado no primeiro semestre de 2013”, disse Guimarães.

 

O secretário voltou a pedir paciência dos motoristas, orientando a população a fazer uso do transporte coletivo, que terá prioridade durante a execução das obras da Copa, ou dar carona para os vizinhos que estão se dirigindo para o mesmo lugar.

 

“A população deve evitar sair de casa com o seu veículo. Quanto menos veículos nós tivermos nas ruas, mais tranquilidade teremos e menos tempo nós vamos gastar para concluir as obras. Todos devem entender que esses transtornos temporários irão gerar benefícios permanentes”, afirmou.

 

Tarifa

O secretário da Copa afirmou que a população não precisa temer o preço que será cobrado pela passagem do VLT, quando o modal começar a ser operado na Grande Cuiabá. Segundo Guimarães, a tarifa será “acessível à população”.

 

“Posso dizer à população que a tarifa do VLT, com o modelo que nós estamos implementando, vai ser muito parecida com a tarifa usada hoje pelos ônibus [R$ 2,70]. A população pode ficar tranquila. Ela não vai pagar a mais para utilizar um transporte público mais moderno”, afirmou.

 

Leia também:

VLT de Cuiabá não fica pronto até a Copa, aponta Tribunal de Contas da União 

R$ 130 mi do BRT de Cuiabá estão próximos 

Consórcio transplanta 165 árvores retiradas para implantação do modal 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário