O prefeito de Sorocaba (SP), Vitor Lippi, e o presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Renato Gianolla, apresentaram ao Ministério das Cidades o projeto de implementação do BRT (Bus Rapid Transit), na terça-feira (11), em Brasília. Os técnicos do governo elogiaram o plano da administração municipal que será chefiada pelo prefeito eleito Antonio Carlos Pannuzio, que também estava presente. No total, o projeto deve receber um investimento de R$ 140 milhões por meio do PAC 2 do governo federal.
Segundo Lippi, os comentários foram de que apenas duas cidades brasileiras, de médio/grande portes, apresentaram projetos de mobilidade urbana muito bem elaborados. “Sorocaba é uma delas”, contou. Tanto para o atual prefeito quanto para Pannunzio, o BRT é a principal ferramenta para qualificar a mobilidade da cidade.
“O BRT é a melhor solução para os problemas do trânsito da cidade. Sorocaba cresceu demais. Por isso, precisamos de um sistema que contemple a todos os sorocabanos, por meio do uso racional do transporte público”, comentou o prefeito, explicando que o BRT vai atender a 90% dos usuários do transporte coletivo.
O BRT vai interligar grandes eixos de tráfego, incluindo as zonas norte, sul, leste e oeste, e a Brigadeiro Tobias. O sistema completo contará com 39,9 km de linhas.
Leia também:
Vereadores derrubam veto de prefeito a projeto de lei em Sorocaba
Ciclistas ganham espaço no trânsito de Sorocaba
Governo promove melhorias na SP-079 em Sorocaba