As obras do novo trecho da ciclovia próximo à divisa entre Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo, devem ser concluídas nesta semana, segundo a prefeitura. A mudança do trajeto do canteiro central para a calçada próxima à faixa da areia da praia é uma reivindicação antiga dos moradores do local.
Segundo a Prefeitura de Santos, os trabalhos se concentram na aplicação de paisagismo, pintura da sinalização da pista, asfaltamento da baia de estacionamento de ônibus e término do guarda-corpo que separa a ciclovia da calçada.
A nova ciclovia terá largura de 1,80m a 2m, além de sinalização e iluminação. Também faz parte do projeto uma nova baia de embarque e desembarque de ônibus sentido São Vicente-Santos. Paralelo à baia, foi construído um calçadão de oito metros.
O custo da obra é de R$ 538.448,18, provenientes do Fundo das Estâncias. No próximo ano, a prefeitura deve retirar a ciclovia antiga, no canteiro central, o que aumentará a largura da pista e deve melhorar o fluxo de veículos na Avenida Presidente Wilson.
Entretanto, até a conclusão das obras, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos aconselha o ciclista a não utilizar a nova ciclovia, trafegando pela pista atual no canteiro central.
Leia também:
Santos dá início a sistema de bicicletas públicas
A Copa e o desafio aos novos prefeitos
Novo plano do governo amplia o Ferroanel de São Paulo