Moradores do bairro Santa Paula, em São Carlos (SP), reclamam que uma obra particular em um trecho de calçadas da Rua Miguel Petroni está colocando em risco a segurança de pedestres. Para passar pelo local, eles são obrigados a andar na rua.
Segundo os moradores, as construções já duram cerca de duas semanas e não há um espaço alternativo e sinalizado para pedestres. O aposentado Cid Carneiro Butcher, de 58 anos, afirma que há muitos estabelecimentos comerciais na região e que os moradores estão andando na via para utilizar estes serviços. “Ali o fluxo de veículos é muito grande e as pessoas estão andando na rua”, diz.
As obras também tomaram o espaço de um ponto de ônibus. “Os passageiros têm que esperar na rua, muito próximo dos carros que passam”, conta Butcher.
Ir ao supermercado também ficou mais difícil para a aposentada Maria José Castilho, de 83 anos. Com as calçadas obstruídas, ela precisa andar na rua. “A gente se preocupa, ela é mais idosa, eu ainda consigo pular para desviar, ela não”, afirma Butcher, que é vizinho de Maria José.
Obras ocuparam espaço de ponto de ônibus, no bairro Santa Paula (Foto: Cid Butcher/Arquivo Pessoal)
Retorno
Procurada pela reportagem do G1, a assessoria da Prefeitura de São Carlos informou que o responsável pela obra já foi notificado pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urban, e tem até 30 dias para tomar providências. Ainda de acordo com a assessoria, se as irregularidades permanecerem após este prazo, o responsável será multado.
As construtoras indicadas em placas na obra não foram encontradas pelo G1 para comentar o problema.
Reclamações sobre as condições das calçadas em São Carlos podem ser feitas pelo telefone (16) 3362-1318.
Obra impediu a saída de moradores de casa em
bairro de São Carlos (Foto: Reprodução/EPTV)
Outro caso
No dia 27 de novembro, uma construtora também causou transtornos para moradores do bairro Timburis. Eles não conseguiram sair de casa, pois uma grande quantidade de terra e máquinas de uma obra bloqueou a passagem em frente às residências.
Um morador chamou a polícia e registrou um boletim de ocorrência. Os obstáculos, que ocuparam as calçadas por toda uma rua, eram para a instalação de tubos. A Polícia Civil orientou os funcionários a retirar a terra e a empreiteira responsável não se pronunciou sobre o assunto.
Leia também:
Ciclistas apontam falta de segurança em ciclofaixa de São Carlos (SP)
Em São Paulo, principais problemas do paulistano, saúde, transporte e mobilidade não foram resolvidos
Monotrilho de São Paulo perde financiamento de R$ 1 bilhão em recursos da Copa